Esse é o meu primeiro texto para o Gestão Fitness e escolhi dar dez dicas que, de cara, vão melhorar a imagem nas redes sociais da academia. Minha formação é em Educação Física, sempre atuei no mercado de academias, há cerca de 10 anos iniciei um trabalho paralelo com internet e há cinco trabalho exclusivamente com marketing digital dedicado a esse mercado.
Estudando as redes sociais de diversas academias, das grandes redes aos negócios regionais observo que alguns erros se repetem. Em geral são os responsáveis por resultados abaixo da expectativa. Assim, ferramentas que poderiam gerar bons resultados de relacionamento com o cliente, acabam sendo mal aproveitadas.
Como melhorar as redes sociais da academia
1.Identidade visual
Primeiro pecado capital, cometido principalmente pelas pequenas academias. O cliente tem dificuldade de identificar, imediatamente, que a publicação que está vendo é da academia e essa publicação fica perdida em um mar de outras coisas que aparecem para ele. Pense em marcas como Itaú ou Coca-Cola, as publicações feitas por eles são identificadas imediatamente.
As redes sociais da academia devem ser um reflexo da empresa. Comece pelas cores, use predominantemente, as cores da academia nas publicações. Coloque a marca, nas imagens que irá publicar e use um fundo que permita que ela fique visível. Crie um padrão para comunicados, facilita a identificação pelos clientes de que aquilo se trata de uma informação relevante.
2.Tamanho das imagens
Cada rede social tem um tamanho ideal para publicações, vale a pena redimensionar as imagens que serão publicadas para ter uma página ou perfil, visualmente mais agradáveis. Além de passar uma impressão mais profissional da sua academia nas redes sociais.
3. Falar só sobre si
Já percebeu como é chato um papo na mesa de bar com alguém que só fala de si? Nas redes sociais não é diferente. Muita atenção ao conteúdo. Publique sobre a academia (eventos, feriados, aulas especiais), mas crie também publicações sobre assuntos interessantes e relevantes para o seu público. O óbvio são dicas sobre treino e nutrição, mas divulgar dicas regionais, como locais para passear, shows e espetáculos, pode fazer toda a diferença.
A proporção recomendada são 20% de falando de si e 80% de conteúdos que podem gerar valor para o usuário (Esses têm grandes chances de gerar engajamento – compartilhamentos, curtidas ou comentários).
4. Conteúdo humanizado
Embora as publicações sejam da academia, manter uma linguagem humanizada, mais próxima do seu público, pode gerar mais conversas, aumentando o engajamento. Isso ajuda a criar, também, uma rede de seguidores que irá defender a sua marca, mas só funcionará se você atentar para o próximo item.
5. Interação
Essa talvez seja a principal causa da morte das redes sociais das academias. A morte acontece quando não há engajamento e este irá aumentar na mesma proporção em que houver interação com as pessoas. O contrário também é verdadeiro.
Ninguém gosta de falar com as paredes, por isso academias que se limitam a responder comentários, somente quando são dúvidas ou reclamações, terão o engajamento diminuído. Experimente responder a qualquer comentário, fazer uma gracinha, parabenizar, e verá o crescimento do engajamento na sua rede, e dos seus resultados.
6. Quantidade de publicações
Não existe uma fórmula mágica. Fazer poucas publicações dispersa o seu público, muitas podem gerar uma debandada geral, porque fica chato. Com meus clientes faço até três publicações por dia, tentando variar o tipo de publicação e o horário, a fim de atingir públicos diferentes. Mas isso não é uma regra! Tente achar o que é melhor no seu caso.
7. Publicar qualquer coisa
Planejar é preciso! O que você vai publicar nas suas redes? Vamos supor que sejam dicas de treino. Qual o tipo de dica? Podem ser os erros mais comuns, podem ser mitos sobre exercício, pode ser a forma correta de executar o movimento, pode ser uma infinidade de coisas.
Para não ficar perdido, manter a coerência nas suas publicações e principalmente, criar uma expectativa para as publicações seguintes, você precisa planejar.
8. Aproveitar ondas
Quando começa alguma onda nas redes e você aproveita para surfar nela, pode dar certo e melhorar o engajamento, mas também pode causar um enorme problema. Por isso tome cuidado.
Mesmo que você concorde com uma causa, não estamos falando do seu perfil pessoal, mas das redes da empresa. Vou usar um exemplo recente, o desastre na região de Mariana-MG. Simplesmente se manifestar a respeito para ter a publicação compartilhada, pode pegar mal, porque não é legal pegar carona na desgraça alheia. Mas se sua academia vai se engajar na causa, por exemplo, arrecadando água para doação, a imagem que irá passar será outra.
9. Polêmicas
Cuidado com publicações que envolvam temas polêmicos como política, futebol, religião, raça, gênero, identidade etc. A linha entre o que é e não é considerado politicamente correto é muito tênue. O que para você é uma brincadeira, pode soar ofensivo e dependendo do caso ser considerado crime.
10. Não perca o rebolado
Já dizia Vicente Matheus: “Quem está na chuva é pra se queimar”. As pessoas que tiveram problemas com a sua academia, estando com ou sem razão, vão usar as suas redes para reclamar. E, acredite, bater boca com elas só irá piorar a situação.
Se acontecer, chame para uma conversa privada. A recomendação é não apagar a publicação da pessoa, mas em algumas redes é possível ocultar, ficando visível apenas para os amigos de quem publicou. Contra palavrões, use filtros previamente configurados.
Dica bônus
Reduza o número de redes que está presente, somente para aquelas que consegue cuidar. Se ainda assim você não consegue implementar as dez dicas, se não consegue ter alguém na sua equipe que possa se dedicar as redes sociais, desista delas ou contrate uma agência digital ou um profissional para cuidar disso para você. É a imagem da sua academia que está em jogo.
Espero que essas dicas ajudem a melhorar a presença digital da academia nas redes sociais. Escreva contando seus resultados e as dificuldades encontradas na implementação dessas dez dicas.
Bom trabalho!
Denise Carceroni é Diretora da InterConectada Comunicação, fundada em 2010, especializada no planejamento e gestão da imagem digital de empresas e pessoas. Profissional de Educação Física graduada pela USP, atuou no mercado de academias por mais de dez anos, é certificada pela Google Analytics Academy. Entre as suas especialidades estão planejamento e gestão de mídias sociais, marketing digital, construção de websites em ambiente CMS e SEO.