Se sua academia desaparecesse amanhã, o que mudaria?
Se sua academia desaparecesse amanhã, o que mudaria?
Posted by

Se sua academia desaparecesse amanhã, o que mudaria?

Fazer a diferença no setor no qual está inserido é fundamental para qualquer academia e isso significa: Se você desaparecer, os fornecedores e clientes vão sentir sua falta ou nada irá mudar no “mundo”? Bom, se os envolvidos sentirem sua falta e não encontrarem um substituto imediatamente, sua empresa está muito bem. Entretanto, se a resposta foi: Não imagino ou não sentirão falta, preocupe-se! Será que eles realmente precisam de você? Se você não tem um propósito de existir, ninguém sentirá sua falta.

Por mais que sua academia esteja certinha estrategicamente, se parece que falta uma dose de propósito para você e sua equipe, ou seja, um diferencial importante. Pode levar tudo a perder. Então, chegou a hora de reunir se com seu consultor e repensar os rumos… Muitas empresas podem pensar que já possuem um propósito, entretanto, são simplesmente pontos de distinção como no exemplo: “Somos a mais antiga academia da região”; “somos a maior academia da região”. Muitas empresas divulgam seu legítimo diferencial, mas este é desperdiçado pois elas divulgam as palavras, porém, não fazem o investimento necessário para confirmar esse propósito.

Aqui vão 3 dicas baseadas nos ensinamentos da professora Cynthia Montgomery (Harvard Busines School) para ajudar você, gestor da academia, a refletir se sua academia detém um bom propósito para a sua existência ou então criar um para diferenciar sua empresa no mercado.

  • Propósito inspirador

Torna os esforços de um empresa mais nobres e dignos, inspira todos os envolvidos (colaboradores, consumidores e fornecedores). Deve motivar os envolvidos a darem o seu melhor.

  • Um propósito firme

Ele precisa deixar claro quais a posição da empresa. Por exemplo: Aqui fazemos X e não Y. A empresa deve fazer uma escolha! “A empresa que não faz escolha por qualquer motivo que seja acaba se perdendo” Montgomery (2012).

  • Propósito que o destaca e diferencia

Pense na razão da sua empresa existir. Não de forma superficial. Qual a necessidade de mercado que ela deve suprir? Quais as inovações e Insights que sua empresa irá por no mercado?

Reúna sua equipe, discuta com ela o propósito, mãos à obra e boa sorte na sua caminhada rumo a excelência!

 

Rafael Fernandes é Especialista em ADM e MKT esportivo; Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness; Ex-Gestor do Conselho Regional de Educação Física-CREF1- Unidade Barra/Recreio/JPA e Vargem Grande e Pequena; Professor de Educação Física (CREF 027635); Graduando em Processos gerenciais; Mestrando em Administração Estratégica na IBMEC; Coordenador de atividades físicas da academia  Jungle Gym Brazil – Barra/RJ  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9268675559198932 –  Tel:(21) 982771238

 

Comments

0 Comentários desativados em Se sua academia desaparecesse amanhã, o que mudaria? 1010 04 fevereiro, 2016 Gestão de Academias, Rafael Fernandes fevereiro 4, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook