Olhe agora para a recepção de sua academia ou da academia que você trabalha, como você a enxerga? Como são as pessoas que trabalham nela? Quais atitudes essas pessoas têm tomado que tem feito diferença nos resultados da sua academia?
É muito comum encontrar academias, que investem milhares de reais em estrutura e equipamentos, e então decide em colocar sua recepção num “canto estratégico” de 2m x 2m (ou menos), que mal dá para se movimentar, onde todos os clientes terão suas “primeiras impressões” de sua academia através de suas “recepções e recepcionistas”. E não contentes, os donos de academias dão inúmeras responsabilidades a elas, como:
- Entregar chave de armário;
- Entregar e devolver carteirinhas;
- Vender suplementos e acessórios;
- Entregar encomendas;
- Guardar bolsas, capacetes e etc.
- Ahhh, e também “passar os valores”.
Quer começar a resolver os problemas financeiros de sua academia, “DEMITA” agora sua recepcionista e transforme ela imediatamente em uma consultora de vendas!!
Já presencie resultados fantásticos em academias, onde a recepcionista se transforma numa potência de vendas, somente mudando a comunicação do gestor perante suas responsabilidades de trabalho. E se isto começar desde sua contratação, fica ainda melhor!! O nosso cérebro entende a diferença entre recepcionista e vendedora.
Partindo do princípio da responsabilidade, qual é a minha como recepcionista? Como darei importância as vendas, se meu próprio líder comunica que outros fatores são mais importantes? Como terei foco e disposição de vender, se tenho inúmeras funções administrativas que, no mínimo, me desgastam e desmotiva qualquer pessoa a gerar resultados maiores? Como salvar minha empresa, vendendo muito, se meu chefe me disse apenas que tenho que ser como os garçons, “informando” preços, praticamente “tirando o pedido” do meu cliente?
Agora imagine você, olhando para sua recepção e vendo pessoas, vidas transformadas, responsabilidades estabelecidas pelo líder ou gestor de forma a potencializar as vendas, com reais consultoras de vendas, especialistas em fitness e em pessoas, sinceramente, como seria o resultado financeiros de sua academia?
Amigo gestor ou dono de academia, neste artigo tenho algumas dicas que vale por muitas, para ver seu negócio prosperar muito:
- Invista de verdade nas pessoas mais importantes de sua academia, inclusive mais importante que você gestor ou dono de academia: as consultoras de vendas!
- Transforme sua recepção em um departamento comercial altamente eficaz, com base numa inteligência comercial e faça com que essas pessoas valorizem demais seu esforço no desenvolvimento humano perante a elas;
- Demita sua recepcionista agora e rápido;
- Crie benefícios e incentivos, de acordo com suas novas responsabilidades de vendedora;
- Não negocie responsabilidades;
- Torne sua recepção uma fonte de felicidade, pois somente assim começará a ter sucesso;
- Defina metas e objetivos de vendas, de forma específica a equipe e também individualmente a cada consultora;
- Avalie e troque responsabilidades burocráticas por funções que gerem resultados de vendas, como por exemplo, telemarketing
- Tudo isso deve começar pelo gestor ou dono da academia.
Com essas dicas de mudanças, eu acredito num aumento de, pelo menos 20% no seu faturamento bruto. Acredito, pois é o que tenho visto em dezenas de academias que conheço e conheci, então se eles podem, você também pode…
Eu acredito e você?
Giulliano Colisse – Master Coach e Consultor de Academias