Ações de Captação e Retenção nas Datas Comemorativas
Ações de Captação e Retenção nas Datas Comemorativas
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Ações de Captação e Retenção nas Datas Comemorativas

 

Chegamos ao momento em que o Mercado do Fitness não perdoa mais o amadorismo. Donos de academia professores de educação física tem se movimentado cada dia mais em direção ao estudo das áreas da gestão, buscando novas ferramentas para superar o difícil momento do mercado do fitness para as pequenas e médias academias, muito pressionadas pelo crescimento das academias modelo Low Costs. A estas academias, temos observados diversos caminhos serem tomados: Algumas entram na guerra de preço, abaixando seu ticket médio e parando de investir em capacitação dos profissionais. Outras, o inverso, apostando no atendimento como diferencial de valor para o cliente. Outras por vezes, perdidas, coitadas, nada fazem e esperam agonizantes por seu fim.

Não estamos aqui para julgar, nem dizer qual deve ser sua estratégia (isso depende muito de uma análise de diversos fatores). Estamos aqui agora apenas para sugerir uma forma de tentar driblar a concorrência e apostar em táticas de Marketing para captar clientes: aproveitar a Sazonalidade Específica de cada mês! Como o Mercado do Varejo faz.

Sem papo de guru, sem invenção nem enrolação, vamos pensar em ações práticas.

Por exemplo, estamos agora no mês de Abril, o famoso mês chocolate, da páscoa. O quê sua academia tem feito em prol de seus Clientes e de seus Leads (prospects) visando movimentar o caixa da empresa?

Todo mês apresenta uma oportunidade. Todo mês sua academia deveria se movimentar em dois sentidos: 1 Ação de Retenção e 1 Ação de Captação. No máximo. Não sugerimos mais que isto devido a dificuldade de Comunicação e entendimento dos clientes (Muitos Banners, muitas ações de uma única vez podem causar confusão até mesmo interna, entre sua equipe).

Sugerimos sempre que, ao final de um ano, ou começo do mesmo, naquela famosa reunião inicial, o gestor leve uma simples cartolina branca, dividindo-a em 12 espaços, destinados aos 12 meses do ano. Juntamente de toda a equipe, o gestor deve realizar uma ação de Brainstorming a fim de identificar todas as oportunidades nos meses do ano.

Exemplos:

Fevereiro – Carnaval – ‘’Agora o ano começa’’

Março – Dia da Mulher

Abril – Páscoa

Maio – Mês das Mães

Junho – Festa Junina

Julho – Férias Escolares

Agosto – Mês dos Pais

Etc.

Com as datas, os meses e as festividades em mãos, a equipe deve pensar em ações que visem tanto à captação de clientes (equipe comercial, coordenador comercial, consultoras) quanto à retenção de clientes (Professores, Coordenador Técnico).

O mês de Maio, das Mães, por exemplo, oferece uma grande oportunidade de a equipe técnica entregar um brinde especial a todas as mães da academia (Bombom? Rosas?), bem como realizar um Dia da Massagem para as mães (a academia contrata um serviço terceirizado), ou um Aulão Especial.

Somado ao pensamento estratégico, uma equipe técnica que esteja alinhada ao Comercial pode apresentar junto uma ação de captação. Ou seja, neste mesmo dia da Massagem ou do Aulão, a academia pode abrir as portas para que suas alunas tragam mulheres de fora para a aula experimental ou mesmo para a massagem. Ao término da aula ou da massagem, a Prospect recebe um Ticket com direito a UMA SEMANA GRÁTIS de treinamento na academia (Ou 3 dias, ou 1 mês, ou 5 aulas, indiferente!). A equipe comercial deve apenas pegar o NOME e TELEFONE de contato da mesma.

No dia seguinte, ação de Telemarketing para essas Prospects.

Uma ação, um dia, Leads captados, Clientes mais felizes e Mães com sensação de terem sido lembradas. Possibilidade de captação de novos clientes, possibilidade de aumento de retenção e sua academia crescendo como sempre deveria ser.

Desejamos Sucesso! Maio vem ai! Movimente-se! Faça algo!

 

Por Douglas Ogawa

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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