Quer transformar sua academia numa referência em inovação?
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Quer transformar sua academia numa referência em inovação?

 

QUER TRANSFORMAR A SUA ACADEMIA NUMA REFERÊNCIA EM LANÇAMENTO DE PLANOS/PROMOÇÕES/ATENDIMENTO E MUITO MAIS? Você precisa ler isso!

Para você gestor que está em busca de inovação, que está quebrando a cabeça para lançar um novo plano, um novo conceito em atendimento, uma estratégia comercial que conquiste novos clientes, fidelize seus alunos e torne a sua academia numa referência para o nosso mercado, esse texto foi criado exclusivamente para você:

Tenho o imenso prazer de compartilhar uma estratégia que se bem trabalhada em todos os seus pilares, principalmente na equipe comercial, no marketing de conteúdo e de guerrilha, no planejamento da execução, mudará o rumo da sua academia. Não apenas para essa implantação, mas aqui você encontrará conceitos fundamentais para todo o desenvolvimento de todas as suas estratégias comerciais.

Sem mais delongas vamos direto ao ponto: Criaremos um plano trimestral para a estação, baseado no desafio que a pessoa irá enfrentar para alcançar um determinado objetivo.

Na psicologia, quando desafiamos uma pessoa a agir de forma que ela consiga atingir um determinado objetivo estamos trabalhando diretamente o comprometimento e os recursos que ela utilizará para nos provar ser capaz, assim como nós quando nos sentimos desafiados por algo ou alguém, e queremos provar a nós mesmos e aos outros que somos capazes de nos superar e alcançar aquilo que nos foi proposto, e quando chegamos a esse resultado a sensação de prazer, vitória, bem-estar e aumento da autoestima é latente nos nossos sentimentos, sentidos, consciência e se expressa no nosso corpo, mente e no coração.

É sobre isso que vamos falar hoje: Como fidelizar os seus clientes se você não conquista a mente deles? Não chega até o seu coração, conquistando seus sentimentos e seus anseios mais íntimos? Está complicado? Parece algo irreal? Quando vemos alguma postagem do tipo: “Em um relacionamento sério com a academia” o que você acha que há por trás disso? Comprometimento? Confiabilidade? A conquista não só corporal do aluno, mas o seu lado emocional? E por que algumas academias conseguem esse nível de conquista e relacionamento com seus alunos e outras não? É simples, que tipo de apelo emocional você está realizando hoje? Nos treinos, nas aulas, nas avaliações, como está sendo pautada a sua grade de horários? E como estão sendo vendidos os seus planos? Se você está trabalhando tudo isso voltado para a gestão da sua academia, você está sendo apenas mais uma a cometer os erros mais corriqueiros da nossa área.

Mas se você está trabalhando tudo isso voltado para o cliente, novos alunos ou fidelizar os alunos que já possui, outra necessidade irá aparecer nas suas estratégias: A necessidade de entender o que hoje o seu público alvo está buscando no mercado, e o que hoje seus alunos esperam de uma academia. Não há receita de bolo certa, cada academia irá encontrar seus pontos fortes para maximizar, os pontos fracos para melhorar e muitos pontos para ajustar hoje no seu processo de vendas e atendimento.

Mas voltando para o nosso plano trimestral, que tal deixar a psicologia comportamental nos dar uma forcinha?

Desafio 90: Pense num plano trimestral que desafie seus alunos a se comprometerem primeiro com eles mesmos e depois com a academia, e que no final de tudo seja capaz de lhe apontar os resultados alcançados e que ainda reconheça o seu progresso, revertendo em descontos para um plano anual.

Como funciona: O seu futuro aluno entra pela porta da sua academia, e, ao invés de ouvir nossos planos, nossos horários, nossas modalidades, ele é quem nos fala qual são seus objetivos para os próximos três meses. ATENÇÃO, quando as pessoas passam pela porta da sua academia, elas já têm em mente um resultado para no máximo três meses, não se engane em objetivos longos, e que as pessoas entendam que a conquista de um corpo X leva a anos de academia. Baseado no objetivo dessa pessoa que tal montar um plano de ação para que ele chegue a esse objetivo estimado, ou aproximo a isso?

Objetivos diversos como ganhar massa magra ou perder calorias – Visando à estética – ou outros objetivos no campo emocional, psicológico e na saúde (Mais energia para subir as escadas do condomínio, mais disposição para brincar com seus filhos, se recuperar de uma lesão, aprender sobre hábitos alimentares mais saudáveis e ingressar numa nova disciplina). Diferente do cobrado no plano trimestral convencional, visando à atração de novos clientes durante a alta estação, insira aulas específicas nos seus horários já usando nossa grade de aulas e professores que irão reduzir a necessidade de contratar profissionais especialmente para o projeto, aulas que serão na verdade um circuito (DESAFIADOR) com tantas vezes na semana, com frequentes mudanças de intensidade, dicas de alimentação diárias, café da manhã, almoço e jantar, essas aulas, caso sejam firmadas de acordo com o objetivo que o nosso aluno quer alcançar ao longo dos 90 dias, e se forem aulas temáticas próprias do verão, criam no nosso público alvo um início, meio e fim, estabelecendo um cronograma para eles chegarem a esse objetivo, assim eles se sentirão mais desafiados a buscar por essas melhorias e sentir ainda mais segurança e certeza do cuidado que estarão recebendo na academia.

Criando um ambiente de alegria e energia contagiante, os professores e toda a equipe, seja ela do setor comercial, de atendimento ou recepção, todos devem estabelecer um diálogo positivo, motivador, coisas que possam parecer simples, mas que fazem toda a diferença na fixação do por que ele está ingressando no nosso desafio, no porque nossa academia tem isso como diferencial, e principalmente o porquê após três meses, ele perdendo ou ganhando, será revertido todo o seu progresso num desconto no plano anual.

Além de vendermos dois planos de uma só vez na mesma campanha, estamos iniciando um processo de mudança no atendimento, na avaliação física que vai de encontro ao que hoje muitas pessoas buscam no mercado, por isso vende-se bastante: “Barriga chapada em 30 dias” e/ou “Perca 10 Kg em uma semana!”. Muitos se frustram porque de fato são enganados por todos esses engodos encontrados no nosso mercado (Salvas incríveis exceções).

O papel das academias não é se afastar do que o nosso público alvo quer, ou ridicularizar a crença que ele estabeleceu num método completamente errôneo, e sim compreender, (que é muito diferente do que apenas atender) e que isso fique muito claro, assim como o “ser” e “estar”.

Essas pessoas não são preguiçosas, estão em busca de resultados rápidos e satisfatórios, não são fáceis de enganar, não estão sabendo o jeito certo de chegar ao seu objetivo, e o pior, não estão na sua academia, por isso são alvos fáceis de projetos fitness que geram frustações.

“Entender” ou “atender”, compreender a diferença de “ser” e “estar”, como no exemplo acima, vai passar a fazer toda diferença no rumo que a sua academia irá traçar daqui para frente.

Principalmente no lançamento de um novo plano, método que além de procurar referências no mercado, sua academia passa a ser a própria referência, e isso como valor de marca, valor profissional, pessoal, parafraseando a campanha do MasterCard: “Não tem preço”.

Esqueça os planos convencionais, isso você já tem como tantas outras academias; Crie um novo método, comece por vender um plano trimestral com um objetivo focado no desejo do seu novo aluno, acompanhe ele em toda a sua jornada ao longo dos 90 dias, no final do plano reconheça os seus esforços e reverta em descontos vendendo mais um plano, exemplo prático: Meu aluno emagreceu 10 Kg ao longo desse desafio, irá ganhar 10% de desconto no plano anual, ele está completamente motivado a fechar um plano mais longo, está num relacionamento sério com a sua academia, comprometido consigo mesmo, contente com os professores, gestores e toda a equipe.

Seus alunos estão prontos para ser a própria propaganda da sua academia, indicando pessoas, contando para amigos e familiares sobre o seu progresso, e a sua academia estará sempre pronta para atender a nova demanda que virá desses casos de sucesso.

 

Jefferson Oliveira – Gestão de Marketing para Academias- Repense Propaganda.

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Jefferson Oliveira é Sócio diretor na Repense Propaganda, uma agência especializada em marketing e gestão de academia que geram resultados em vendas. Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Uninove, Ilustração editorial e Social Media pela FAAP. Certificado em Adwords Search | Youtube e Rede de Display pela Goobec, oferece o mais completo serviço de marketing, aliado a uma gestão interna direcionada a vendas e resultados. Tel: 11 3854-2398 e-mail: contato@repensepropaganda.com.br Site: http://www.repensepropaganda.com.br/

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