Quando e por que recorrer ao Coaching?
Quando e por que recorrer ao Coaching?
Posted by

Quando e por que recorrer ao Coaching?

Pense em algumas competências que você acredita que já possua? Como você pode utilizá-las? De que maneira suas competências podem te levar mais perto de sua meta?

Toda vez que um novo desafio aparece e você não sabe o que fazer para se destacar e conquistar melhores resultados e até aperfeiçoar os conhecimentos que já possui, você fica com a sensação de estar perdido ou mesmo confuso e acaba não tomando nenhuma atitude. Você ainda sabe que tudo depende de seu desempenho e de sua dedicação, mas não sabe muito bem por onde começar ou o que fazer, pois não gostaria de perder tempo e energia no que não precisa. Você sabe que precisa desenvolver novas habilidades e já percebeu que sozinho não consegue progredir. Mas como? Por onde começar?

Em algum momento da sua vida pessoal e profissional, você ficará diante de pelo menos uma dessas situações e é nesse cenário que você poderá recorrer aos processos de Coaching.

O processo de Coaching consiste em explorar as competências humanas para que pessoas alcancem um determinado resultado e desenvolvam suas capacidades para resolver problemas. É um método absolutamente focado em resultados e alta performance. Não é voltado apenas para altos cargos e executivos de grandes empresas, mas também para pessoas com metas pessoais de vida, pessoas com metas profissionais de recolocação e posicionamento profissional, pessoas com necessidade de aprimorar competências profissionais no trabalho e donos e proprietários de empresas que querem organizar os processos internos para resultados organizacionais podem e devem procurar um processo de Coaching.

Vale também entender que o processo se chama Coaching, que quem aplica o processo é chamado de Coach e quem recebe o processo, reconhece suas metas, transforma-se através do processo é o Coachee. O cliente é o Coachee!!!

Para cada necessidade ou meta existe uma metodologia específica: o Life Coaching, o Professional Coaching e o Executive Coaching. Todo o processo estende-se para o indivíduo, o líder, o acionista e a empresa como um todo que, nesse caso é chamado de Coaching organizacional.

Mas, será que vale mesmo a pena investir em um programa de Coaching? Quais os resultados mais alcançados nesses processos? Depois de passar por um processo de Coaching, o profissional consegue melhorar seu relacionamento com o trabalho e consigo mesmo. Ele passa a gerenciar melhor sua equipe, observar e ter mais consciência de suas atitudes e alcança bons resultados. Além de promoções e bom desempenho profissional, o Coachee ainda obtém benefícios pessoais, como controle de estresse, melhor gestão do tempo e até perda de peso aliado à  mudanças de hábitos. Muitos profissionais até voltam a praticar esportes, pois passam a gerenciar suas rotinas de forma mais organizada e sentem-se mais dispostos para colocar a saúde também em dia.

Contudo, não há um melhor momento para buscar o Coaching e depende das condições de vida que essa pessoa ou o futuro Coachee estão passando.

O que vale pensar é que toda orientação deve fazer sentido para a vida do indiví­duo. e aí­, depende do objetivo que se quer atingir. Então, ao invés de analisar se vai ter tempo, se vai ter dinheiro, o quanto tudo isso vai custar, deve-se avaliar o que se está deixando de ganhar quando não passa por um processo de Coaching. A premissa é: se você não sabe aonde você está, não saberá aonde você vai chegar. E nesse caso, o Coaching é um processo poderoso!

Para saber se é realmente de Coaching que você precisa, agende uma primeira entrevista com um Coach, antes mesmo da contratação do processo, assim tanto você quanto ele irão saber se as necessidades de um estão alinhadas com as soluções do outro!

E vamos em frente.

Cris Santos

Comments

0 Comentários desativados em Quando e por que recorrer ao Coaching? 467 07 abril, 2017 Coaching e Carreira, Cris Santos abril 7, 2017
Cris Santos

About the author

Cris Santos é Coach pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, especialista em Gestão de Pessoas, Diretora da BrainFit – revitalização profissional. Graduada em Educação Física pela FEC, Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício pela USP e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. É Analista DISC pela Success Tools e pela SLAC. Possui formação com Jogos e Dinâmicas pela KDP. Estudou Business Comunication no Autralian College. crissantos@brainfit.com.br www.brainfit.com.br

View all articles by Cris Santos

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook