A primeira coisa a se considerar quando tentamos responder esta pergunta é sobre “a era” que estamos vivendo.
Hoje vivemos a era da revolução da informação, vou voltar um pouco no tempo para vocês entenderem melhor.
Já passamos pela primeira onda – movida pela força bruta, época da revolução industrial. Depois entramos na segunda onda, era do capital, época da segunda guerra mundial e hoje estamos na era do conhecimento, a revolução da informação.
“Mas o que isso tem a ver com a minha Academia ter menos entrada de novos clientes?”
TUDO!
O consumidor se tornou extremamente bem informado e exigente, devido a globalização. Quem hoje não tem acesso a internet? Dessa forma, nossos concorrentes estão cada vez mais próximos – estamos a distância de “um clique” deles!
Estes concorrentes podem ser outras academias da sua região, uma blogueira famosa que dá dicas de exercício, aplicativos de celular com treinos prontos, sites de dietas, parques públicos cada vez mais preparados para praticantes de atividade física, academias que alugam espaço sem professor. Ou seja, com apenas um clique, seu possível cliente deixa de comprar seu serviço para adquirir outro serviço que supra essa necessidade dele.
Dessa forma, o plano da academia não pode mais ser vendido como um produto (preço + modalidades inclusas) ele precisa ter um valor agregado muito grande. Então quando sua academia começa a guerra de preço com a outra academia mais perto, ela está pensando somente em um de seus concorrentes e todos os outros a apenas um clique de distância?
As pessoas possuem necessidades (ficar magra, ficar forte, melhorar a saúde,…), sua academia precisa transformar a necessidade em um desejo no consumidor (“eu preciso ficar magra agora!” , “eu vou ficar igual ao Vin Diesel daqui 6 meses”,..) para isso, precisa de ações voltadas para a emoção, com uma venda personalizada. Dessa forma, a comunicação da Academia, precisa estar direcionada para despertar esses desejos, através de ações 360 graus: ponto de venda(no espaço físico da academia e região) e online(cliente hoje gosta de tudo em tempo real).
O ponto chave está em conseguir tanto na comunicação quanto na venda – transformar estes desejos em necessidades. Se você conseguir fazer isso – a venda já foi feita com sucesso!
Boa reflexão a todos.
Mariana Notari é Diretora Comercial da Saffi Consultoria, especialista em espaços Fitness. Comunicativa e espontânea, roda diversas academias todos os meses trocando experiências e vivências. Formada em Educação Física pela Universidade Federal de São Paulo e com MBA em Marketing pela PUC- SP, traz mecanismos de marketing de relacionamento e gestão estratégica empresarial focada em melhores resultados para estúdios e a Academias de ginástica. Mariana.notari@saffi.com.br – www.saffi.com.br