Fazer a diferença no setor no qual está inserido é fundamental para qualquer empresa e isso significa: Se você desaparecer, os fornecedores e clientes vão sentir sua falta ou nada irá mudar no “mundo”? Bom, se os envolvidos sentirem sua falta e não encontrarem um substituto imediatamente, sua empresa está muito bem. Entretanto, se a resposta foi: Não imagino ou não sentirão falta, preocupe-se! Será que eles realmente precisam de você? Se você não tem um propósito de existir, ninguém sentirá sua falta.
Por mais que sua empresa esteja certinha estrategicamente, parece que falta uma dose de propósito para você e sua equipe, ou seja, um diferencial importante. Pode levar tudo a perder. Então, chegou a hora de reunir se com seu consultor e repensar os rumos… Muitas empresas podem pensar que já possuem um propósito, entretanto, são simplesmente pontos de distinção como no exemplo: “ Somos a mais antiga academia da região”; “somos a maior academia da região”. Muitas empresas divulgam seu legitimo diferencial, mas este é desperdiçado pois elas divulgam as palavras, porém, não fazem o investimento necessário para confirmar esse propósito.
Aqui vão 3 dicas baseadas nos ensinamentos da professora Cynthia Montgomery (Harvard Busines School) para ajudar você gestor da academia a refletir se sua academia detém um bom propósito para a sua existência ou então criar um para diferenciar sua empresa no mercado.
- Propósito inspirador
Torna os esforços de um empresa mais nobres e dignos, inspira todos os envolvidos (Colaboradores, consumidores e fornecedores). Deve motivar os envolvidos a darem o seu melhor.
- Um propósito firme
Ele precisa deixar claro quais a posição da empresa. Por exemplo: Aqui fazemos X e não Y. A empresa deve fazer uma escolha! “A empresa que não faz escolha por qualquer motivo que seja acaba se perdendo” Montgomery (2012)
- Propósito que o destaca e diferencia
Pense na razão da sua empresa existir. Não de forma superficial. Qual a necessidade de mercado que ela deve suprir? Quais as inovações e Insights que sua empresa irá por no mercado?
Reúna sua equipe, discuta com ela o propósito, mãos à obra e boa sorte na sua caminhada rumo a excelência!
Rafael Fernandes
Mestrando em ADM Estratégica
Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness
Especialista em ADM e MKT esportivo.
Chefe de Esporte e lazer SESI- Unidade Santa Cruz
Colunista dos sites: oportunidadefitness.com e gestaofitness.com.br
Pesquisador na área de gestão no fitness
Palestrante nas áreas de gestão fitness
Professor de Educação Física (CREF 027635)