Todo gestor tem um sonho: que sua equipe esteja totalmente engajada com os resultados da sua empresa! E que esse engajamento resulte em um bom atendimento, que seja percebido e indicado pelos seus clientes!
Acredito que esse seja o ciclo imaginado por todos os gestores de empresas. Mas, não é o que vemos acontecer em algumas corporações.
Ao realizar um diagnóstico mais aprofundado, não é difícil identificar pontos limitantes, que deixaram de ser assistidos pela liderança, e que resultaram em resultados contrários ao que se esperavam.
O erro começa na contratação
Pense na seguinte situação: um professor ou consultora de vendas diz que vai precisar se desligar da sua academia por algum motivo (proposta melhor, novos desafios, etc) e chega para te avisar em uma quarta feira, sendo que na próxima segunda ela já precisa começar no novo local! E você não tem ninguém em mente para substituí-lo. Essa cena lhe parece comum?
Pois bem, digo que a falha começou com o gestor! Estamos sujeitos a esse tipo de adversidade, mas ter alguém em vista nesse momento é primordial, e isso pode ser facilmente solucionado, através de Processos Seletivos Periódicos.
A cada trimestre, a realização de processos seletivos é fundamental para que o gestor tenha candidatos previamente observados em mãos, e a equipe também saiba que existem candidatos previamente selecionados em mãos!
Além disso, utilizar ferramentas que identifique o perfil comportamental de cada candidato para saber se o mesmo se enquadra na atual necessidade da empresa torna-se fundamental para minimizar os erros de contratação.
Plante conhecimento, colha atendimento!
“A equipe tem que focar em atendimento!” “Tem que atender bem, para o cliente ficar feliz!”
Concordo plenamente! Mas você está oferecendo informação suficiente para ele fazer isso? Você está investindo em capacitação da sua equipe? Tem encontros periódicos para discutir os pontos positivos e limitante da sua empresa do ponto de vista de quem está na linha de frente? Já se comprometeu em OUVIR sua equipe?
O bom atendimento também é reflexo da quantidade de informações e ferramentas que seus colaboradores possuem para fazê-lo com excelência! Se não oferecê-los, não tem como cobrar!
Que tipo de líder é você?
De nada adianta processos seletivos impecáveis, capacitações caríssimas periodicamente, se a equipe não tiver na figura do líder uma referência segura e confiável.
As equipes que apresentam melhores desempenhos com certeza possuem um líder comprometido com seus resultados, assim como suas necessidades e dificuldades.
O papel de “Todo-Poderoso” já não convence faz tempo! E cada vez mais afasta os que realmente procuram um ambiente de trabalho com clima organizacional diferente, desafiador e ao mesmo tempo acolhedor.
Mais importante do que cobrar resultados é saber identificar a falha, falar sobre o que falhou, porque falhou e como fazer para não falhar novamente. Só assim podemos cobrar.
Portanto, antes de achar que todos estão errados, deixo novamente a pergunta inicial:
Sua equipe não está entregando o resultado que você espera? De quem é a culpa?
Até breve!
Herbert R. Oliveira é fundador da HR consultoria e possui mais de 8 anos de atuação no mercado fitness. herbert@hrconsultoriafitness.com.br