Uma é muito e mil são poucas
Uma é muito e mil são poucas
Posted by

Uma é muito e mil são poucas

O serviço nas academias parece estar muito apoiado em abordagens genéricas. As iniciativas que se preocupam em cuidar das pessoas, acabam agindo muito mais no sentido de introduzir os clientes ao sistema da academia do que em fazer com que a academia faça parte da vida delas.

Independentemente do motivo que atrai os clientes para a sua academia, uma das missões mais importantes do seu negócio é ajudar as pessoas a alcançar objetivos.

Quando se fala em ajudar pessoas, em qualquer situação, acredito que vale a máxima: Uma já é muito e mil ainda serão poucas.

Se apenas um, entre todos os seus clientes, transformar positivamente sua vida e a sua academia foi uma ferramenta importante nessa mudança, golaço.

Se apenas um de todos os profissionais que trabalham na sua academia possui presença de destaque, por meio de abordagens humanas diferenciadas, comunicação empática e cativante, aposte que ele faz a diferença na vida de muitos dos seus clientes e serve como inspiração para outros colaboradores.

Uma única academia, entre todas as que conhecemos, resolve realmente arriscar, ousar e romper padrões. Passa a oferecer serviços inovadores, passa a criar e aplicar processos que primam pela personalização com procedimentos bem menos “engessados” e amplia o leque de atividades oferecidas para além do exercício físico. Ela se torna o possível início de uma mudança significativa em todo o mercado de fitness.

É bem provável que na intenção de criar um serviço que possa atender centenas, ou até milhares de clientes, tenhamos perdido um pouco daquele toque pessoal tão importante e quase obrigatório para que as pessoas se sintam realmente ajudadas.

Criamos e batizamos programas de treino: “Iniciante I” ou “Avançado III”. Muitas academias reproduzem as mesmas aulas, com as mesmas músicas e esperam que os clientes realizem os mesmos movimentos.

Acreditamos ser “pessoais” quando publicamos uma lista de papel com o nome dos aniversariantes da semana no mural cheio de informações, a maioria delas irrelevante para os clientes.

É fato que optamos por nos organizar e nos estruturar para oferecer um serviço que seja capaz de atender mil pessoas se preparando para o verão ou para o carnaval, mas que tropeça na missão de ajudar uma pessoa por vez a transformar sua vida.

O serviço nas academias parece estar muito apoiado em abordagens genéricas. As iniciativas que se preocupam em cuidar das pessoas, acabam agindo muito mais no sentido de introduzir os clientes ao sistema da academia do que em fazer com que a academia faça parte da vida delas.

Identificar e compreender individualmente as pessoas é um ótimo início para inverter essa situação. Permitir, de alguma forma, que clientes participem do desenho de novas atividades e processos é outro passo seguro para a construção de um vínculo forte deles com a sua academia.

A ideia central que vai mover essas ações é a de deixarmos de pensar em fazer para mil pessoas e nos concentrarmos em ajudar uma única pessoa de cada vez.

Sei que atender demandas individuais de centenas ou milhares de clientes talvez seja uma tarefa muito desafiadora, mas não é impossível.

Existe uma lanchonete do interior do estado de São Paulo que possui mais da metade de seu cardápio de lanches batizado com nomes de alguns de seus clientes. São combinações de ingredientes que vão muito além do hambúrguer e de suas tradicionais variações. Esses lanches foram sugeridos pelos clientes. Resultado: criaram sanduíches muito diferentes e com sabores muito particulares. E o cardápio continua aberto para novas sugestões. Uma única lanchonete.

Transfiro esse exemplo para as academias e acredito que é assim que realmente se combate o sedentarismo e se transforma a população em gente cada vez mais ativa, saudável, bonita e, principalmente, feliz. Uma de cada vez, cada uma do seu jeito.

Ivan de Marco é graduado em Educação Física, membro do XP Group e possui 14 anos de experiência como Personal Trainer e Life Coach.  contato@ivandemarco.com.br www.ivandemarco.com.br

Comments

0 Comentários desativados em Uma é muito e mil são poucas 1337 01 fevereiro, 2013 Ivan de Marco, Marketing e Vendas fevereiro 1, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook