Para quem não sabe o Wi-fi do Facebook é uma ferramenta gratuita que permite ao usuário usar o wi-fi da sua academia de forma segura e prática. Há pouco tempo discutimos o assunto em um grupo com diversos gestores de academia e percebi que existem muitas dúvidas sobre o tema. Vou tentar respondê-las aqui e ainda dar uma dica de como aproveitar essa ferramenta a favor do marketing da academia.
Antes de entrar propriamente no assunto gostaria de alertar que existem empresas que tentam vender esse serviço, mas ele é gratuito – G-R-Á-T-I-S – realmente não precisa pagar nada por ele, portanto não permita que tentem te enrolar. Geralmente quando oferecem esse serviço, criam um pacote que agrega outros serviços, mas se seu interesse for apenas no wi-fi, não caia nessa!
Como funciona o wi-fi do Facebook
Oferecer wi-fi na sua academia é uma forma de agregar valor ao serviço que você presta, mas também é uma forma de aumentar as interações on-line e, nesse caso, aumentar a visibilidade e a quantidade de fãs na sua página do Facebook.
Para ter o wi-fi do Facebook o primeiro passo é que sua página esteja na categoria “local”, o que possibilita que o check-in seja feito. É através do check-in que seus clientes terão acesso ao wi-fi.
- O aluno vai procurar a rede da academia no dispositivo que estiver usando e se conectar.
- Nos dispositivos móveis o navegador irá abrir automaticamente a página para check-in no Facebook. No notebook, assim que o cliente abrir o navegador e tentar se conectar ao site desejado, será direcionado para a página de check-in do Facebook.
- Fazendo o check-in, o cliente poderá navegar pela sua página do Facebook ou em qualquer outra página que desejar.
O cliente será convidado a curtir sua página e terá a opção de fazer o check-in de forma automática, sempre que checar à sua academia.
Vantagens e desvantagens do wi-fi do Facebook
A melhor palavra para descrever é visibilidade, essa é a vantagem imediata que sua academia terá ao usar essa ferramenta. Toda vez que o cliente fizer check-in, ele aparecerá na timeline e assim poderá ser visto por seus amigos. Quanto mais check-ins e interações a página da academia tiver, melhor será a classificação na pesquisa e na guia “Locais Próximos” do aplicativo móvel do Facebook.
A única restrição que existe, e dúvida frequente entre gestores de academia, é como usar o wi-fi do Facebook se tenho mais de uma unidade. Nesse caso a única solução é ter uma página configurada como local para cada unidade, ou então contratar o serviço de wi-fi social de alguma empresa, como as que prestam serviço para os shoppings, por exemplo.
Atenção! Antes de sair criando uma página da academia para cada unidade, achando que irá economizar, lembre-se do primeiro texto que escrevi aqui sobre as dicas para melhorar as redes sociais da academia. Você vai dar conta de manter tudo atualizado e funcionando direitinho? Nesse caso, talvez seja melhor buscar outra solução para oferecer o wi-fi para seus clientes.
Outro ponto importante a se pensar é o tamanho da banda da sua internet. Recomendo que você tenha uma rede separada para alunos caso o plano de internet contratado seja lento, menor do que 10Mb.
Por fim temos a escolha do roteador, o equipamento que distribui o sinal da rede na sua academia, nem todos os modelos são compatíveis com o Wi-Fi do Facebook e alguns permitem até 60 acesso simultâneos, neste link você encontra os modelos compatíveis.
A instalação do roteador é relativamente simples, seguindo as instruções do fabricante é possível fazer sozinho. Se preferir contrate um técnico, a hora desse profissional gira em torno de 100 reais e o serviço deve ser concluído em no máximo duas horas (valores de set/2016).
Como aproveitar o wi-fi do Facebook nas ações de marketing da sua academia
Além da visibilidade e da melhora na classificação da página nas pesquisas, você irá ganhar mais fãs. Aumentando sua base de fãs fica muito mais fácil fazer a segmentação de anúncios no Facebook. Quanto melhor a segmentação, maiores as chances de obter sucesso com ele.
Existe também a possibilidade de direcionar os anúncios para as pessoas que curtiram sua página, que provavelmente já são seus clientes e alcançar também os amigos delas. Lembre-se que qualquer ação de marketing para ser bem sucedida, precisa ser planejada.
Eu posso dizer que, se sua academia se encaixa nos requisitos para usar o wi-fi do Facebook, vale a pena fazer uma experiência. Os resultados podem surpreender!
Denise Carceroni