Campanha de vendas: Como fazer uma (que funciona) em sua academia!
Campanha de vendas: Como fazer uma (que funciona) em sua academia!
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Campanha de vendas: Como fazer uma (que funciona) em sua academia!

O marketing é uma das partes mais importantes da administração de uma academia. Sendo o marketing  boca a boca o caminho mais eficiente na aquisição de novos membros.

No entanto, em mercados mais competitivos, o boca a boca às vezes não é suficiente, é preciso pensar em uma campanha de vendas para sua academia!

Existem muitos especialistas diferentes que oferecem uma variedade de estratégias para obter sucesso nas vendas. No entanto, essas estratégias, como o próprio setor de fitness, estão mudando e evoluindo.

A sociedade em geral se tornou mais consciente da saúde do que as gerações anteriores e, por isso, mais e mais pessoas estão interessadas em manter a forma.

O setor experimentou um crescimento sem precedentes nos últimos anos para atender a essa nova demanda por fitness. As academias, como outros negócios, precisam evoluir constantemente para acompanhar as demandas do mercado. 

Os proprietários de academias se tornaram criativos ao longo dos anos, implementando diversas técnicas de vendas para alcançar possíveis clientes.

As técnicas de venda de academia são parte integrante do negócio. O sucesso de uma academia é construído em torno de seus membros. 

Então, como você aumenta as vendas de academia? Neste artigo, compartilho com você 11 estratégias que você pode usar para aumentar as vendas com uma campanha que realmente funciona em sua academia. Vamos lá!

Campanha de Vendas para Academias 

Antes de tudo, entenda os fatos! 

Nos anos 2000, a mídia social começou a se firmar em nossas vidas diárias. O Facebook, Twitter e Instagram assumiram a liderança, cada um oferecendo maneiras de compartilhar informações entre si em um ritmo nunca antes visto.

Em vez de pagar muito dinheiro para criar um site, os proprietários de academias podem simplesmente abrir uma página gratuita como uma maneira de alcançar novos clientes e postar depoimentos de membros atuais.

Simplesmente promovendo uma oferta especial em sua fanpage, uma academia pode obter novas adesões a uma taxa muito mais rápida e acessível do que nunca.

Graças a esta era digital do século XXI, metade do seu público em potencial pesquisa primeiro seu site e  sua conta de mídia social antes de realmente entrar na sua academia. 

Sua academia está presente na internet? Seus clientes estão!

1. Crie um site amigável

É melhor você ter um site amigável que possa facilmente atrair clientes. 

Para atrair clientes online, você precisará de um site que seja:

  • simples de navegar
  • informativo sobre a localização do clube, horários, instalações etc.
  • presente nos motores de busca

Aqui está a primeira dica: ao criar seu site, direcione as campanhas de marketing promocional de sua academia diretamente com um link para uma rápida inscrição para que os clientes entrem em sua academia de maneira rápida e fácil.

Quando tudo estiver configurado, você precisará direcionar os usuários ao seu site. É aqui que os mecanismos de pesquisa entram em ação. 

2. SEO local para academias

O SEO local é uma das formas mais econômicas de marketing, pois é gratuito e pode ter enormes retornos sobre o investimento, se você estiver em alta classificação em pesquisas locais. 

Se você tem uma academia as pessoas precisam encontrá-los com facilidade e, na maioria das vezes, recorrem à pesquisa local. 

As palavras mais usadas em buscas são “academias próximas a mim”, “academias próximas a mim” ou “academias em [nome da cidade]”.

Você precisará trabalhar no seu SEO local para obter uma classificação alta para as palavras-chave, para que possa aparecer em buscas locais.

Para otimizar seu site para classificar localmente, você precisa:

  • usar palavras-chave locais em seu conteúdo
  • Ter informações consistentes (nome, endereço e número de telefone) em seu site e citações
  • crie muitas citações locais
  • obtenha uma página do Google Meu Negócio

3. Google Meu Negócio

O Google é o mecanismo de pesquisa mais usado no mundo. É uma boa ideia criar uma página do Google Meu Negócio para:

  • você pode aparecer em buscas locais
  • as pessoas podem encontrar seu endereço, horário e número de telefone facilmente
  • clientes em potencial podem ver suas instalações em imagens
  • usuários existentes ou antigos podem revisar sua empresa

Uma página completa do Google Meu Negócio fará com que sua marca seja exibida nos mecanismos de pesquisa. 

Assim quando as pessoas pesquisam sua marca no Google, podem ver facilmente as informações da sua academia no lado direito da tela e optar por visitar o seu site para obter detalhes adicionais. 

Certifique-se de que todas as informações sejam atualizadas e de escolher a categoria da sua empresa corretamente. 

Se você estiver gerenciando vários unidades, poderá criar vários endereços em uma única conta. 

4. Palavras-chave

Palavras-chave são os termos que as pessoas digitam nos motores de busca para encontrar sua academia.

Se alguém já conhece sua academia, ele pesquisará sua marca. Outras vezes, eles usaram palavras-chave locais para encontrar sua academia.

Seja qual for o caso, sempre seja o mais específico possível ao comercializar sua academia na pesquisa local. 

Se você tem um negócio fitness em uma cidade, inclua o nome da cidade na sua página inicial e na sua meta descrição. Se você possui vários clubes, crie uma página dedicada para cada clube em seu site com o nome da cidade ou bairro no título dessa página.

Você pode aprofundar ainda mais suas descrições em seus sites com vários locais. 

Usar vários pontos de referência para identificar as áreas proximas da academia, ajuda a visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

Suas descrições não são apenas uma boa oportunidade para anunciar seus negócios com eficiência, mas também uma maneira infalível de ajudar seus rankings de pesquisa, se bem escritos. 

5. Publique nas mídias sociais

O marketing de mídia social da academia existe desde que as plataformas de mídia social se tornaram universalmente usadas. 

Com os benefícios adicionais de envolver seus clientes atuais e mostrar a possíveis clientes como são os treinos e a vida na sua academia.

A mídia social é um dos lugares mais comuns que um cliente em potencial visitará primeiro. Concentre-se na construção de uma comunidade ativa e positiva nas mídias sociais. 

Seus canais sociais ajudarão a criar sua marca e, muitas vezes, serão a primeira representação do seu negócio. Verifique se é um local que deixa uma impressão duradoura com muitas críticas positivas. 

Um feed de notícias regular com postagens atuais fará maravilhas para que seus leads saibam exatamente quem você é e o que eles podem esperar de você. 

Sua presença na mídia social tem o poder de influenciar a decisão de um cliente em potencial. Revisões positivas das mídias sociais podem desempenhar um papel significativo no processo de vendas. 

Incentive os membros a deixar uma crítica brilhante em seu Facebook e outros canais de mídia social. Obviamente, verifique novamente se os membros estão satisfeitos com seu serviço primeiro. 

A última coisa que você quer é que um membro desonesto e infeliz fique desmotivado em seus canais de mídia social.  

As mídias sociais tornaram-se um dos canais mais usados ​​em qualquer estratégia de marketing de fitness. 

Quer saber mais sobre vendas? Continua comigo até o final desse artigo.

6. Conheça sua concorrência

Ao saber mais sobre sua concorrência, você pode entender como você é diferente. Para vender sua academia, você precisa conhecer a competição. Se você tem alguns dos melhores treinadores da região, informe-os.

Mas, se em algum outro lugar próximo oferecer algo semelhante, mas a um preço mais baixo, como você venderá sua academia? 

Independentemente de quem é sua concorrência, sempre mostre seus pontos fortes. Informe os membros em potencial por que sua academia é a melhor, como é diferente da restante e por que eles precisam se inscrever.

Ao entender sua concorrência,oferece à sua equipe de vendas uma maneira melhor de vender seu próprio negócio. Você precisa se preparar para perguntas que desafiam seus negócios: o que faz você diferente da academia do outro lado da rua? 

E seus funcionários sabem responder essas perguntas? Portanto a proxima dica é valiosa, continua comigo!

7. Treine seus funcionários 

Como proprietário de uma academia, você provavelmente tem uma equipe de funcionários. Certifique-se de que todos os seus funcionários saibam como fazer uma venda cruzada. 

Treine seus representantes de vendas adequadamente e realize reuniões regulares para educar sua equipe sobre tudo o que sua academia tem a oferecer. 

Eles devem conhecer todos os pacotes, classes, mercadorias e serviços disponíveis. Independentemente de um funcionário ser treinador, gerente ou na recepção, ele deve entender todas as partes da empresa e se sentir à vontade para vender.

Uma recepcionista deve estar confiante em recomendar seu último curso de natação ou aula de dança. Sua equipe de vendas é tão forte quanto seu treinamento de vendas, portanto, dedique um tempo para educá-las sobre seus negócios e técnicas de vendas.  

E seu cliente? Você conhece seu cliente? É preciso entender para conquistar!

8. Entenda as necessidades de seus clientes em potencial 

Quando uma pessoa quer ingressar na academia, geralmente é porque ela quer perder peso, entrar em forma ou melhorar sua saúde geral. 

Embora esses sejam os três principais motivos para ingressar em uma academia, você quer se aprofundar mais. Descubra por que eles querem trabalhar em direção a um objetivo específico e o que os impediu no passado. 

Os membros querem ver os resultados e se manter motivados, ajudando-os a alcançar esse objetivo e mantê-los engajados e renovando sua participação na academia. 

Sua academia e sua equipe estão vendendo um serviço que ajudará a atender às necessidades de seus clientes em potencial. Para atender às necessidades deles, é preciso entendê-las completamente. 

Ao criar uma conexão e estabelecer um relacionamento com seu cliente em potencial, você pode avaliar as necessidades dele. Isso ajuda a vender um serviço que você sabe que os ajudará a atingir seus objetivos. 

E como faço isso? Continua nesse artigo que eu te explico.

9. Personalize a experiência de venda 

Independentemente do setor, a personalização pode formar uma parte significativa da sua estratégia de vendas. Esteja você vendendo uma academia, aulas de treinamento pessoal ou equipamento para exercícios, é essencial personalizar a experiência. 

Nenhum cliente em potencial quer sentir que está sendo levado às pressas pelo processo de vendas.

Quando se trata de vender academias, personalizar a experiência pode parecer um passeio específico para as necessidades de seus clientes em potencial. 

Mostre os exercícios em classe ou em grupo que eles mais gostaram e que beneficiem sua jornada de fitness. 

Comunique-se com seu lead no meio que eles mais preferem, para maximizar seus esforços em todas as partes da jornada de vendas.  

Não se esqueça de acompanhar!  

10. Acompanhe as vendas 

Possivelmente, a parte mais crucial do processo de vendas é acompanhá-lo. Você precisa saber exatamente onde está no processo e qual o próximo passo para nutri-la e convertê-la em membro. 

Que ações você precisa tomar para tornar isso uma realidade? Seu esforço de marketing e vendas será desperdiçado se você não acompanhar as vendas. 

Organize e armazene seus leads. Certifique-se de saber quem falou com eles e o que foi dito.

Monitore onde o cliente em potencial está no processo de vendas, atribua diferentes equipes de vendas a clientes em potencial específicos e atualize seu sistema de rastreamento à medida que avança. 

11. Incorporar programas de indicações 

Uma das técnicas de marketing mais eficazes que você pode usar é um programa de indicações.

Um programa de indicação é uma maneira sistemática de atrair novos membros e recompensar sua base de membros existente. Transforme seus membros em representantes da academia e deixe que eles digam aos amigos e à família o quão maravilhoso é o seu negócio. 

Para criar um programa eficaz de indicação de academias , você precisa apresentar uma oferta boa demais para resistir. 

Incentive! Indivíduos encaminhados por outros clientes tendem a ter uma maior taxa de retenção de clientes. 

Algumas idéias para grandes incentivos incluem:

  • Associação com desconto 
  • T-shirt de marca grátis 
  • Aula de fitness grátis   

Conclusão 

Chegou a hora de fazer suas vendas de academia aumentarem como nunca antes. Baseadas em um forte plano de vendas e marketing, essas técnicas podem ajudar a aumentar as vendas de academia e seus resultados. 

No final do dia, o conhecimento é poderoso e entender o seu público-alvo é a chave para qualquer estratégia de vendas bem-sucedida, sem você adivinhar que tipo de mensagem você deseja enviar e para quem deseja enviá-la. 

A pesquisa é um componente essencial para qualquer campanha de marketing. Depois de criar uma equipe de vendas forte e ter uma idéia ou produto sólido para vender, tente descobrir que tipo de estratégia funcionará melhor para você. 

Estratégias de marketing de fitness são tão numerosas quanto sutis. Você pode optar por fazer algumas ou todas, mas a coisa mais importante a lembrar é sempre medir o sucesso de cada campanha.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, incluindo a área de marketing, e com isso promover melhor  sua academia, conheça nossa plataforma. 

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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