Gestão de academia: pare de perder tempo e comece a vender
Gestão de academia: pare de perder tempo e comece a vender
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Gestão de academia: pare de perder tempo e comece a vender

O gerenciamento de academias requer uma variedade de habilidades. 

É necessário um bom entendimento, ou melhor ainda, de um profissional em condicionamento físico e saúde. Conhecer um pouco de finanças, contabilidade e fluxo de caixa para a administração da academia. 

Muito importante também, é definir estratégias de marketing para vendas e atendimento ao cliente.

Vendas é uma das responsabilidades mais desafiadoras de um dono de academia. Costuma ser considerado demorado e complicado, mas não precisa ser. 

Confira estas dicas para parar de perder tempo e aumentar as vendas da sua academia.

Conheça o seu mercado alvo

Acredite ou não, sua academia não é adequada para todos, e todos não são adequados para sua academia! 

É necessário começar entendendo a base de membros: Quem são eles? Pense na idade, sexo, gostos, objetivos, profissão e status socioeconômico. 

Muitas vezes, vemos os proprietários de academias tentando lançar a maior rede possível quando se trata de encontrar novos leads.

Isso geralmente resulta em leads não qualificados,ou seja, indivíduos que não são adequados para o sua academia. 

Como resultado, você acaba com baixas taxas de conversação, muito tempo perdido e, se eles se inscreverem, baixas taxas de retenção.

E o que é leads?

Em termos simples, um ‘lead’ refere-se a um cliente em potencial, portanto, a geração de leads é quando você se concentra em adquirir o maior número possível de clientes em potencial.

As probabilidades são: quanto mais leads você gerar, mais clientes você poderá adicionar à sua lista!

Quanto mais você se destaca da multidão, maiores são suas chances de chamar a atenção de clientes em potencial. 

Se conseguir mais clientes de academia é a prioridade número um, reunimos uma lista de maneiras de gerar mais leads para construir seu negócio e aumentar sua receita.

Vamos lá!

Tenha um formulário de “prazer em conhecê-lo”

Obter os detalhes de cada lead que entra na sua academia é crucial para obter mais vendas.

Um formulário de “prazer em conhecê-lo” é um formulário de contato que faz perguntas básicas aos seus membros sobre sua saúde e detalhes de contato. 

Ao preencher este formulário logo após a chegada do seu lead, você pode ter certeza de que a visita dele não será desperdiçada.

Se você já possui um formulário, isso é ótimo! Certifique-se de que o funcionário da recepção o entregue a todos os leads. Caso contrário, é algo que você deve considerar imediatamente para conhecer melhor o seu cliente.

Análise de Necessidades

Nunca mostre ao lead suas instalações imediatamente. Em vez disso, conheça um pouco sobre eles primeiro.

Isso permite que você personalize o passeio e agregue mais valor ao que você pode oferecer.

Uma maneira de estruturar essa análise de necessidades é  inserindo algumas perguntas no formulário inicial.

Aqui estão alguns ótimos exemplos de perguntas que você deve sempre fazer:

  • Histórico do exercício
    • Que atividades você costumava fazer?
    • O que você gostou nas instalações esportivas anteriores?
    • Do que você não gostou?
  • Uso
    • Com que frequência, em quais dias e horários você planeja usar nossas instalações?
    • O que você gostaria de fazer / usar?
    • O que é importante para você na decisão de ingressar?
  • Metas
    • O que espera conseguir?
  • Motivação
    • Por que você deseja alcançar esse objetivo?

E agora, o que fazer com todas essas informações? 

Aplica-lás no atendimento ao cliente, é claro!

Personalize a experiência do cliente

Chegou a hora de mostrar suas instalações. O erro mais comum é que os funcionários dão ao momento da visita é  chamar de “Tour”.

Um “tour”  é uma visita guiada às suas instalações, sem prestar atenção às necessidades do lead. 

Como você fez uma análise completa das necessidades, você sabe o que o lead deseja alcançar. Isso significa que agora você pode personalizar a experiência deles, concentrando-se no que eles precisam. 

A identificação de instalações que possam ser úteis para eles não apenas mostra experiência, mas também que você se importa e prestou atenção nas necessidades apontadas pelo lead.

Não trate todos da mesma forma

Ao criar seu processo de vendas para academias, lembre-se de que nem todos os leads que chegarem a você devem ser comunicados usando a mesma mensagem e ter diferentes funis de vendas pode ser uma grande vantagem. 

Como você conversa com seus leads faz uma enorme diferença nas suas chances de conversão, então tente identificar 2 a 3 estágios de um jornada do comprador e fale com eles adequadamente.

Quer saber mais como parar de perder tempo e começar a vender? Você está no lugar certo e a dica mais poderosa vem agora!

USE O MARKETING 

O marketing para academia é essencial por si só. 

A abordagem certa e o canal certo para alcançar isso dependerão do tipo de membros que você está tentando atrair e do tipo de serviços que deseja oferecer.

Embora o marketing tradicional pareça estar perdendo a batalha para a internet, ele ainda tem seu lugar! 

Essas abordagens mais modernas são as estrelas da geração de leads, é claro, mas leve seu marketing tradicional para o próximo nível adicionando um toque local.

As comunidades adoram a mídia local, por isso é uma ótima maneira de chamar a atenção de seus vizinhos e atrair mais leads. 

Existe um jornal local popular onde você pode colocar um anúncio? 

Seus vizinhos são seus melhores clientes, portanto, obter leads através da atenção local é ótimo caminho para gerar leads!

DESENVOLVA UMA ESTRATÉGIA DE MÍDIA SOCIAL

A mídia social é uma saída fantástica para marketing de negócios e geração de leads, permitindo que você alcance uma grande comunidade segmentada com apenas alguns cliques!

Você pode se estabelecer como um especialista, expandir sua comunidade e gerar leads a partir de um público cativado. 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais as mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, podem tornar sua estratégia de geração de leads um método eficaz para atrair mais clientes para sua academia:

COMPARTILHAR CONTEÚDO

Criar um ótimo conteúdo não é uma tarefa impossível. 

Algumas palavras inteligentes compartilhadas na rede social podem ajudar você a ocupar a mente de seus clientes, atraindo novos públicos e ampliando a imagem da sua marca.

Tente se conectar ao seu público em tom neutro, tocando em tópicos do cotidiano, como histórias de membros de sua academia que perderam peso com sucesso. 

Publique suas fotos, com permissão dos envolvidos, e direcione os leitores emotivamente, anotando algumas citações motivacionais, inspirando os leitores a pensar em ingressar na academia.

Verifique se o tom da rede social condiz com a imagem da sua marca. É melhor poupar alguns minutos diariamente nas mídias sociais do que passar horas depois de algumas semanas.

Toda empresa pode se beneficiar ao compartilhar seu conteúdo com uma nova comunidade. 

Portanto, se você quiser que outras empresas compartilhem seu conteúdo e o exponham a um novo mercado, precisará ir primeiro!

Compartilhe conteúdo para que sua comunidade fique envolvida e outro negócio seja impulsionado. Eles provavelmente retribuirão, assim você receberá mais atenção também. 

Soa como uma estratégia de geração de leads, onde todos ganham!

PAGAR POR ANÚNCIOS

O Facebook possui um recurso chamado Ads, significa que você pode pagar para atingir um público específico.

Você também pode solicitar que o público forneça suas informações de contato para poder acessá-las por e-mail. 

Qualquer pessoa que veja seu anúncio e preencha suas informações é um cliente em potencial (um novo lead).

A melhor parte dessa estratégia é que, como as pessoas estão oferecendo voluntariamente suas informações de contato, você sabe que elas já estão interessadas nos seus negócios. 

Esta é uma maneira muito eficaz de gerar leads, criar sua lista e atrair novos clientes para sua academia!

PROMOVER UM CONCURSO

Deseja criar um burburinho para sua academia e atrair novos clientes? A realização de um concurso de rede social pode fazer isso acontecer! 

Decida sobre um prêmio, defina um prazo e poste tudo sobre ele.

Você pode pedir aos participantes para preencher um formulário, curtir e compartilhar sua página ou postar, comentar e até executar uma tarefa como postar uma foto!

Ofereça um ótimo prêmio para motivar o maior número possível de pessoas a participar! 

Quanto mais pessoas entrarem, mais atenção sua academia receberá.

CONSTRUA SUA MARCA

Obtenha leads promovendo sua marca,  as pessoas não estarão interessadas em sua academia se não tiverem ouvido falar de você! 

Quanto mais reconhecimento da marca você criar, maior será a oportunidade de atrair clientes para o seu negócio.

A marca da sua academia fala muito e, se você não tiver um logotipo bonito, é provável que seus clientes em potencial não percebam a marca como competente o suficiente para fornecer os serviços que estão procurando. 

Considere contratar designers gráficos profissionais, que podem criar um logotipo para o seu negócio que reflita as práticas e a cultura de sua academia. 

Você deve usar frequentemente seu logotipo; em seu site, boletins, anúncios e em sua sinalização.

Certifique-se de que suas informações de contato e logotipo estejam marcados em todas as suas ofertas e produtos de fitness que você ocasionalmente entrega a seus membros existentes e clientes em potencial. 

Um logotipo assertivo, sinônimo de imagem e reconhecimento de nome de sua marca, confere autoridade à sua marca, desenvolvendo o sentimento de confiança entre os clientes.

A comercialização da sua marca não é fácil. Há muitos custos envolvidos, além de imenso trabalho árduo que precisa ser feito para alcançar seu público.

No entanto, se os custos de marketing local puderem ser reduzidos usando alternativas específicas. Você pode distribuir brindes em encontros como partidas esportivas, eventos escolares ou eventos patrocinados para melhorar o alcance da sua marca, resultando em vendas.

Conclusão

Obtenha mais clientes para sua academia usando algumas estratégias simples para atrair atenção e gerar interesse em suas instalações! 

Você está lutando para construir sua base de clientes e aumentar os números da sua academia? Se você está procurando maneiras de obter mais clientes de academia, a geração de leads é a chave!

É hora de começar a gerar esses leads! Concentrando-se em marketing, construindo relacionamentos e expandindo sua marca.

Construir e administrar um negócio de sucesso geralmente se resume a muitos fatores diferentes. Do planejamento estratégico à execução cuidadosa, às vezes pode valer a pena dar um passo atrás e reavaliar suas intenções.

Afinal, nada pode ser construído sem uma base sólida. Às vezes, você só precisa ser um pouco mais criativo do que sua concorrência para se destacar e atrair mais pessoas para suas portas.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, incluindo a área de vendas, e com isso promover melhor  sua academia, conheça nossa plataforma. 

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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