Quer ter mais clientes em sua academia? Tenha um programa de indicação
Quer ter mais clientes em sua academia? Tenha um programa de indicação
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Quer ter mais clientes em sua academia? Tenha um programa de indicação

Um dos principais desafios, que a maioria dos proprietários de academia enfrentam é atrair novos membros. 

No mundo digital, a maioria das formas de publicidade são recebida com alguns graus de ceticismo. É aqui que a sua academia pode e deve ser diferente. 

Você está promovendo e anunciando uma vida mais saudável e feliz. E um dos canais de marketing mais viáveis ​​do setor de fitness pode ser simplesmente, aqueles clientes que já frequentam sua academia e estão vivendo uma experiência positiva. 

Um programa de indicação,  pode ser exatamente o que sua academia precisa para decolar. É uma ótima maneira de adquirir novos membros a um custo mínimo. 

É natural que os amigos conversem sobre uma experiência incrível que eles tiveram e compartilhem com seus amigos. 

Os membros que chegam por meio de indicação, já têm um vínculo inicial mais forte com a academia, e a pessoa que os indicou pode atuar como apoio e motivação para os principais primeiros meses de treinamento, quando a maioria das pessoas desistem.

O poder da indicação não pode ser ignorado. Neste artigo, abordaremos as etapas necessárias para criar um programa eficaz de indicação de afiliação à academia. 

Vamos lá!

Como funciona um programa de indicação?

A idéia é que você incentive os membros a indicar amigos, conseguindo novos membros. O famoso marketing boca a boca!

Ao oferecer um programa de indicação de amigo, a oferta precisa beneficiar o cliente novo e o existente. A estratégia de marketing aproveita sua base de clientes existente e os transforma em promotores da sua marca.

Quando um de seus membros tem uma boa experiência e depois conta a seus amigos e colegas sobre essa experiência, essa conexão pessoa a pessoa é muito mais valiosa.

Para que um programa de indicação, tenha um impacto real na aquisição de novos membros, é preciso de:

  • Incentivo – O motivo adicional para os membros existentes agirem e convidarem pessoas que eles conhecem para sua academia
  • Simplicidade – O programa deve ser fácil de entender e usa
  • Informação – os membros precisam ser constantemente lembrados dos benefícios de indicar novas pessoas
  • Acompanhamento – rastrear as indicações e recompensando as bem-sucedidas.

Quando esses itens são bem  aplicados, um programa de indicação pode se tornar o canal mais forte que você tem para adquirir novos clientes.

Não sabe por onde começar? Você está no lugar certo, vamos continuar!

Como iniciar um programa de indicação?

Quando se trata de negócios, tudo começa a partir de um bom planejamento! Então vamos planejar.

#1. Sobre o incentivo ou promoção

O primeiro estágio da criação de um programa de indicação de academia é decidir como você recompensará seu membro e a indicação. 

Oferecer um incentivo aumenta as chances de indicação. Confira alguns exemplos de incentivo para programas de indicação em academias:

  • Porcentagem com desconto da associação
  • Ganhos de ginástica grátis
  • Um pacote gratuito ou com muito desconto de treinamentos ou aulas pessoais
  • Produtos gratuitos ou com desconto

A maioria das pessoas ficaria feliz em treinar com alguém que eles já conhecem. Se eles gostarem da academia, terão prazer em espalhar a notícia.

É importante  garantir que sua academia seja um lugar que as pessoas recomendam, criando uma atmosfera acolhedora.

As pessoas indicam novos membros por conta própria, essas referências são mais passivas do que ativas. Elas acontecem quando o tópico do treinamento surge naturalmente nas conversas que os membros têm com alguém que conhecem.

O objetivo de ter um programa de indicação é reduzir o elemento do acaso e motivar os membros a convidar ativamente as pessoas para ingressarem na sua academia.

Faça isso oferecendo uma recompensa por fazer uma referência.

Considere o  público-alvo da sua academia ao decidir sobre recompensas por indicação, e talvez até dê uma escolha entre duas opções.

Além de recompensar o membro que se refere, você deve incentivar a pessoa indicada a experimentar a escola, como por exemplo oferecer uma semana de free pass para quem chega por meio do programa de indicação.

Definida as recompensas, agora é hora de pensar na jornada do cliente. 

#2. Mantenha as coisas simples

O programa deve ser fácil de entender e usar, facilitando o acesso de seus clientes à sua academia. Pense no processo pelo qual seus clientes passarão para participar.

Como você costuma se comunicar com seus clientes? Esses devem ser os canais que você usa para o seu programa de indicação.

Facilite para os clientes obter as recompensas por indicação. Eles indicam alguém que se inscreve, e é recompensado assim que a indicação paga pelo primeiro mês.

Evite várias etapas,menos é mais! O melhor é sempre o mais simples: “Convide um amigo, e ganhe uma recompensa”.

#3. Promova seu Programa de Indicação

Para que seu programa seja eficaz, você precisa divulgar.

Publique sobre isso nos seus canais de redes sociais. 

Use cartazes nas instalações da sua academia para anunciar o programa e abordar os clientes diretamente.

Incentive os membros da academia a divulgar o seu programa de indicação.

Você precisa manter os benefícios de indicar novos membros na mente das pessoas para que o programa seja eficaz. Existem algumas maneiras de fazer isso sem parecer pessoas muito insistente, confira:

  • Lembre os membros da academia sobre o programa de indicações, uma vez por mês por e-mail, ou mensagem de texto.
  • Mencione o programa de indicação no final da aula. Faça o comunicado antes de enviar o e-mail de lembrete e mencione que você fornecerá todos os detalhes novamente por e-mail.
  • Tenha cartões de visita disponíveis na recepção em um local de destaque, ao lado de um panfleto sobre o programa de indicações.
  • Mencione o programa de referência antes do início do seu próximo ciclo, no início do ano novo, no início das férias de verão e em outras ocasiões relevantes em que as pessoas desejam iniciar o treinamento.

Se você seguir o caminho de receber outra recompensa para os membros que indicarem mais pessoas do que outras, uma boa idéia seria anunciar os vencedores publicamente no final de uma aula e por e-mail. 

O que você está esperando para começar um programa de indicações? 

Continue a leitura, para descobrir como ter mais clientes em sua academia, por meio de um programa de indicação.

Acompanhe as Indicações 

Uma das partes mais importantes na execução de um programa de indicações é acompanhar e  medir as indicações que chegam. 

O primeiro motivo é garantir que todos os que o indicaram tenham recebido o incentivo que você ofereceu. 

Salve os detalhes de suas indicações, incluindo nome, email, número de telefone e o nome da pessoa que as indicou. 

Dessa forma, você pode entrar em contato com as duas partes para marcar uma visita e garantir que elas recebam suas recompensas.

Sempre cumpra sua promessa!

A segunda razão para acompanhar as métricas é descobrir se a estratégia de marketing está funcionando.

Você pode descobrir quantas pessoas foram indicadas. Em seguida, descubra se essas pessoas se tornaram clientes fiéis e compraram associações e serviços com você.

Se os resultados não forem os esperados, é hora de reavaliar o programa de indicações, e ver como você pode otimizar para fornecer um programa que ofereça um retorno melhor para sua academia.

Em geral, é sempre uma boa ideia acompanhar como as pessoas encontraram sua academia, a fim de acompanhar seus diversos esforços de marketing.

Continua comigo que tem mais!

A chave para o sucesso 

Para conseguir um programa de indicação bem-sucedido, existem alguns ingredientes importantes.

É essencial um ótimo conteúdo bem escrito, fácil de entender e que chame a atenção do leitor. 

Use um título simples, chame a atenção e explique o benefício de participar em apenas uma frase. 

Use imagens de alta qualidade, elas ajudam a dividir o texto e manter os clientes envolvidos.

Confira algumas ideias, que você pode aplicar, para seu programa de indicação alcançar mais pessoas:

  • Fixá-lo em suas páginas de mídia social
  • Incluir na sua assinatura de email
  • Inseri-lo em sua página principal em seu site

Conclusão

Muitos proprietários de academia podem se perguntar por que deveriam começar a usar programa de indicação, quando já possuem outras estratégias de marketing implementadas.

Um programa de indicação tem o potencial de oferecer crescimento acelerado aos negócios fitness. Com os avanços de hoje nas redes sociais, uma única postagem no Facebook pode acabar na frente de centenas ou até milhares de futuros clientes. 

Se você sentir que um dos membros de sua academia não está disposto a indicar seus amigos ou colegas para o seu negócio de condicionamento físico, isso lhe dará a oportunidade de descobrir o que está acontecendo para ver se você pode precisar fazer alterações. 

Agora você tem o essencial para começar a planejar o seu programa de indicação e  colher os benefícios. É uma estratégia de marketing eficaz que não requer muito investimento inicial para ser lançada. 

Depois de decidir sobre o seu incentivo que vai deixar seus clientes loucos, é hora de implementar seu programa de indicação de academias.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, incluindo a área de marketing, e com isso promover melhor  sua academia, conheça nossa plataforma. 

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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