Manter um fluxo constante de clientes entrando em sua academia todos os meses é um dos principais desafios que os proprietários de academias enfrentam.
O objetivo final de qualquer negócio fitness seja a retenção de membros.
Em primeiro lugar, a academia precisa de uma estratégia de vendas para obter esses novos membros.
O fato é que, de um jeito ou de outro; se você é proprietário de uma academia, é um vendedor.
Você vende um serviço para clientes em potencial e vende o quão bom é o seu espaço para a equipe, para que eles sejam motivados a trabalhar.
Você vende um conjunto de valores e crenças fundamentais sobre a sua marca.
Quando você se torna proprietário de uma empresa, seu “modo de vendedor” é ativado o tempo todo.
No momento, o setor de fitness está crescendo, por isso é o momento perfeito para avaliar sua estratégia de vendas para aumentar as vendas de sua academia.
É essencial entender como as expectativas dos consumidores mudaram. Como você faz para conhecer melhor os seus clientes?
Afinal o que os clientes querem das marcas, produtos e serviços?
Esse artigo apresenta a importância de entender seus clientes, compreender suas necessidades, desejos e expectativas.
Vamos lá, começando pelo óbvio!
Sem clientes, não existe negócio!
Não podemos esquecer que, sem clientes, não existe um negócio.
O atendimento ao cliente deve estar em primeiro lugar na lista de prioridades. Os clientes são preciosos e estão no centro de todos os negócios de sucesso.
Nem todos clientes são adquiridos da mesma forma, ou seja, não seguem a mesma jornada.
Portanto é necessário conhecer bem os clientes, coletando dados que fornecem informações para melhor atender suas necessidades e desejos.
Hoje com o uso da tecnologia é mais fácil obter informações precisas.
As ferramentas disponíveis, no ambiente digital, permitem acompanhar a rotina do cliente conhecendo seus passos, suas dúvidas e suas dores.
Com o conhecimento certo, as equipes de vendas podem garantir a fidelidade do cliente e atrair novos clientes com mais eficiência.
O acesso à informação de qualidade, torna mais fácil oferecer um serviço sob medida. Consequentemente gerando mais vendas, fidelidade e indicações.
O que você está esperando para conhecer melhor seu cliente?
Continue a leitura, para descobrir como você pode conhecer melhor o cliente da sua academia.
O que os clientes valorizam?
Quando se trata de atendimento ao cliente, as expectativas são altas.
Os consumidores de hoje estão buscando um serviço útil e autêntico das marcas nas quais estão escolhendo investir tempo e dinheiro.
Preferem investir mais em um serviço que incide sobre as suas necessidades e continuamente fornece valor para além da compra inicial.
Para uma academia, isso significa essencialmente obter os resultados que eles desejam.
Essas são as expectativas que um novo membro terá da sua academia quando ingressar, e cabe a você garantir que esteja sempre atendendo a essas expectativas.
A satisfação do cliente é a maior motivação para permanecer em sua academia.
Esses clientes não apenas serão mais fiéis se estiverem felizes, como também terão mais probabilidade de indicar sua academia para os amigos.
Como identificar o nicho para alcançar seu mercado
Atualmente as academias têm todos os tipos de formas, tamanhos, preços e especialidades, portanto, encontrar uma maneira de atrair novos membros é definitivamente um desafio.
Primeiras perguntas:
- O que podemos oferecer aos nossos associados que outras academias não podem?
- Quem é o nosso cliente alvo?
- Por que os novos membros devem experimentar o nossa academia?
Depois de responder a essas perguntas, crie as estratégias de vendas para sua academia.
Para executar o plano perfeito para aumentar as vendas, você precisará criar um plano que corresponda à identidade do seu negócio.
Você não apenas encontrará maneiras de atingir seu mercado específico, mas também precisará estabelecer um modelo de preços que se alinhe à estrutura e aos serviços oferecidos, para obter o máximo lucro com as associações vendidas.
Precisa entender melhor seu cliente? Você está no lugar certo!
A mais importante de todas as dicas vem agora.
Ouça seu cliente
Atrair o cliente certo para o seu negócio fitness é a primeira fase.
Quando eles estiverem na recepção perguntando sobre a inscrição, é necessário começar fazendo perguntas antes de começar a vender.
Nove em cada dez consumidores valorizam quando uma empresa conhece o histórico da conta e as atividades atuais; portanto, é bom praticar o hábito de conhecer seus clientes desde o início.
Esses clientes em potencial já chegaram a você, fazer perguntas têm mais probabilidade de atraí-los e incentivá-los a se tornar um membro.
Ao fazer algumas perguntas importantes e demonstrar interesse, você terá uma idéia melhor dos objetivos de condicionamento físico.
Em seguida, você pode personalizar o resto do seu discurso para atraí-lo.
Por exemplo, diga que você é um espaço fitness que oferece uma variedade de aulas e que você tem algumas ofertas de teste gratuito para associados em potencial.
Se você reservar um tempo para conhecer o cliente, poderá oferecer a eles a turma que melhor atenderá às suas metas.
Isso está adicionando personalização ao seu serviço.
Ao fazer as perguntas corretas, preste atenção à resposta, muitas pessoas não sabem o que fazer na academia.
É essencial identificar o nível de aptidão e a experiência de alguém ao selecionar quais partes da sua academia serão mais atraentes para eles.
Continua comigo que tem mais!
Invista no atendimento ao cliente
Seus clientes da sua academia que estão comprando um serviço. Este serviço será julgado pela forma como sua equipe trata cada membro.
Conheça as vantagens de um ótimo atendimento ao cliente:
- Aumenta o valor do seu negócio fitness.
- Crie lealdade à marca e um relacionamento de longo prazo com os membros da academia
- Aumenta a retenção de clientes da academia.
De todo as ações focadas em vendas, o atendimento ao cliente tem o maior impacto em seus resultados financeiros, é usá-lo para aumentar a retenção de membros da academia.
Você deve capacitar sua equipe para tomar decisões e controlar os problemas.
O atendimento ao cliente é sempre melhor no primeiro ponto de contato, poder responder ao cliente e tomar decisões independentes, em nome da empresa.
Vale lembrar que o atendimento começa na recepção, porém é realizado por todos os treinadores, professores e principalmente por você, o proprietário da academia.
E como não podemos esquecer da pergunta clássica: Sua academia está presente na Internet? Seus clientes estão.
Diversifique suas ações de marketing
Assim como seus membros atuais não correspondem a um perfil específico, seus métodos para encontrar novos membros também devem ser variados.
Para que sua publicidade das vendas de academia seja eficaz e tenha o maior alcance possível, sua academia precisa ser presente e acessível no ambiente digital.
A maior parte do seu público-alvo pesquisará na Internet como seu primeiro recurso ao procurar qualquer empresa local.
Clique aqui e leia mais sobre como vender sua academia nas redes sociais. E também, como vender sua academia no Instagram.
Conclusão
Agora que o atendimento ao cliente é o núcleo do seu negócio, você deve sempre tentar ir além.
Faça da primeira e da última impressão um objetivo incrível para todos os membros da equipe.
A única maneira de aumentar a retenção de membros da academia é melhorar a qualidade do serviço que você presta.
O atendimento ao cliente é um componente crítico para manter seus membros voltando.
Manter as coisas simples para seus clientes em potencial tornará o processo simples para você também, para que você possa se concentrar em avaliar e melhorar sua estratégia.
Deixe os clientes em potencial verem que se tornar um membro da sua academia os ajudará a alcançar seus objetivos porque você os entende.
Vender não é um argumento unilateral e todo mundo é diferente.
Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, incluindo a área de vendas, e com isso promover melhor sua academia, conheça nossa plataforma.
São mais de 25 cursos 100% focados para proprietários e gestores de academias.
Todos os cursos têm o objetivo de capacitar você e sua equipe para vender mais e melhor.