Check list: montagem de um Processo Seletivo na academia
Check list: montagem de um Processo Seletivo na academia
Posted by

Check list: montagem de um Processo Seletivo na academia

Independentemente se somos gestores de uma academia ou profissionais do setor, sabemos que o bom desempenho de uma academia está na delegação de tarefas para obter mais resultados e melhor performance. O ponto é: com quem posso contar na hora que preciso de aumento de desempenho? Será que esse ou aquele é o profissional adequado? Por isso, contratar pessoas é um processo que deve ser realizado com muito cuidado, afinal de contas, as pessoas são o corpo de trabalho de uma empresa. E, ter pessoas que se emprenhem bastante em acelerar o crescimento da sua academia, nos dias de hoje não está fácil de encontrar.

O nome ‘Processo’ já diz que tem um método por trás disso, que não se pode inicia-lo sem um planejamento para fazer dele um sucesso; o sucesso que você e sua academia precisa.

Só que, no caso do recrutamento e da seleção de pessoas temos um impasse: a maioria das pessoas que não são especialistas no assunto acreditam que podem simplesmente disparar vagas. Ter uma vaga não significa que as pessoas tenham mais é que se inscrever. Não é assim que funciona!

Ninguém é obrigado a preencher uma vaga porque está desempregado!

E o que tem a ver falar sobre isso quando o assunto é montar um processo seletivo? Porque, montando organizadamente você consegue identificar as reais necessidades de preenchimento de sua vaga e consegue captar especificamente quem tem real potencial de preenche-la. Aí a impressão de que não tem pessoas qualificadas ou com vontade de trabalhar diminui porque você conseguirá encontrar a pessoa certa para o seu cargo. E isso é muito mais do que simplesmente preencher uma vaga.

Por isso, na hora de abrir um processo seletivo podem surgir algumas dúvidas sobre o que fazer para atrair pessoas e se os recursos utilizados para divulgar sua vaga serão decisivos para atrair o tipo de candidato que vai aparecer na entrevista.

Não, você não poderá evitar de aparecer pessoas que não possuam perfil, mas isso será mais fácil de identificar e você conseguirá fazer isso logo no início. Organizar o processo garantirá a qualidade dos futuros colaboradores. Sobretudo para o gestor que deverá saber exatamente o que quer e o que espera da nova pessoa.

Ok, agora o que tenho que fazer para me organizar? Seguem aqui algumas dicas de como fazer isso utilizando os recursos como um check list ou Kit de ferramentas para montagem de processo seletivo.

  • Planeje: descrever o cargo é de fundamental importância! Se você não sabe o que quer de alguém, nunca ninguém poderá solucionar seus problemas e consequentemente não terá bom desempenho. Não reclame de falta de qualificação se nem ao menos você sabe quem você quer ter ao seu lado no dia a dia de sua academia!
  • Divulgue: aí vale quase tudo. Vá aos sites, redes sociais, aplicativos e portais de disparo de vagas. Alguns são mais seletivos porque você consegue filtrar o perfil que deseja. As redes sociais, tirando o linkedin, são mais generalistas.
  • Analise o currículo: cuidado com o “melhor dos mundos” ou com a “perfeição do ser”! papel aceita tudo, ou quase tudo. Por isso, vale buscar referências, conhecidos, pesquisar sobre o candidato antes de chama-lo para o processo.
  • Escolha as dinâmicas ou entrevistas: nem tudo faz muito sentido nesse ponto. Quando coletivos, você precisa aplicar uma dinâmica para depois ir para as entrevistas pessoais. Quando individuais você pode apelar para as entrevistas individuais. Independente de um ou de outro, o ponto é: seja criativo! Abuse da empatia, fique próximo e procure extrair o melhor de cada um.
  • Gerencie o seu tempo: se você já sabe qual dinâmica ou entrevista utilizará no dia da seletiva, você deverá saber ou prever de quanto tempo precisará. Leve em consideração que por maior que seja a sua urgência em encontrar pessoas, um processo seletivo possui fases e não adianta apressá-las. Dependendo da vaga leva mais de uma semana, às vezes um mês… sim, pode demorar mais do que você gostaria, mas não ter pressa garantirá a qualidade da avaliação do melhor profissional para sua academia.

Clique abaixo para baixar o Kit de Planilhas e Modelos para Processo Seletivo para Academias:

download

 

Cris Santos é Coach pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, especialista em Gestão de Pessoas, Diretora da BrainFit – revitalização profissional. Graduada em Educação Física pela FEC, Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício pela USP e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. É Analista DISC pela Success Tools e pela SLAC. Possui formação com Jogos e Dinâmicas pela KDP. Estudou Business Comunication no Autralian College.

Comments

0 Comentários desativados em Check list: montagem de um Processo Seletivo na academia 1165 02 maio, 2016 Cris Santos, Liderança e Pessoal maio 2, 2016
Cris Santos

About the author

Cris Santos é Coach pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, especialista em Gestão de Pessoas, Diretora da BrainFit – revitalização profissional. Graduada em Educação Física pela FEC, Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício pela USP e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. É Analista DISC pela Success Tools e pela SLAC. Possui formação com Jogos e Dinâmicas pela KDP. Estudou Business Comunication no Autralian College. crissantos@brainfit.com.br www.brainfit.com.br

View all articles by Cris Santos

Pesquisar

Facebook