Como promover sua marca? Idéias de marketing para sua academia crescer e aparecer!
Como promover sua marca? Idéias de marketing para sua academia crescer e aparecer!
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Como promover sua marca? Idéias de marketing para sua academia crescer e aparecer!

Procurando idéias de marketing para sua academia? Talvez você queira atrair mais membros para sua academia. Ou aumentar a retenção e diminuir a rotatividade, para que seus membros permaneçam por mais tempo?

Possuir um negócio fitness pode ser um empreendimento extremamente gratificante. Ainda assim, administrar uma academia bem-sucedida também pode ser um pouco desafiador.

Especialmente em termos de se destacar da concorrência e estabelecer sua própria identidade que atrai novos clientes e convence os membros atuais a continuar. 

Neste artigo , compartilhamos idéias práticas de marketing para academias que aumentarão sua receita, retenção e reconhecimento da marca.

O que você precisa saber sobre marca? 

A marca deve comunicar claramente a filosofia que impulsiona seus negócios fitness e transmite a melhor qualidade dos seus métodos de treinamento, academia e equipe. 

Um dos principais objetivos da marca é ajudar você a se destacar da concorrência. Então, você está pronto para desenvolver a marca para o seu negócio de fitness? Certifique-se de levar em consideração os itens a seguir, ao desenvolver a voz da sua marca.

Identifique seu público-alvo

A melhor maneira de começar a construir sua marca é decidir quem você deseja que sua academia atenda. Quem é o seu cliente?

O mercado de fitness é bastante saturado, portanto, pensar em qual grupo de nicho ou específico você deseja atender pode ajudar em termos de marca. 

Para ajudar a identificar e entender melhor esse público, desenvolva uma persona para cada grupo de nicho que você deseja alcançar. 

Depois de identificar quem é o público-alvo de sua academia, você pode começar a adequar sua linguagem e imagens para falar diretamente com esse grupo específico.

Por exemplo, talvez você queira atrair levantadores de peso sérios que vivam para ficar mais fortes, ou talvez queira atender mulheres jovens que procuram um lugar inspirador e positivo para o corpo, para ter aulas e sair do sedentarismo.

Escolha o nome certo

As primeiras impressões são sempre importantes – portanto, você precisa pensar no que os clientes pensam sobre o seu negócio desde a primeira vez que ouvirem sobre ele.

É importante pensar muito em escolher o nome da sua empresa, pois ela pode convencer ou desestimular as pessoas a conhecer suas instalações. Ter certeza de que seu nome comunica a estética e a filosofia corretas para o que sua academia oferece.

Para escolher o nome certo, escolha uma palavra que fale com precisão aos serviços que sua academia prestará e ao público-alvo que pretende atingir. 

Algumas outras considerações importantes a serem lembradas ao escolher um nome incluem ortografia fácil, pronúncia fácil, exclusividade (por exemplo, não pode haver outras academias por aí com nomes semelhantes) e se um nome de domínio para a empresa está disponível on-line.

Crie um logotipo

Ao lado de um nome exclusivo para sua academia, você precisa de um logotipo que combine com esse nome. Escolha cores que complementem a finalidade e a filosofia da sua empresa e um gráfico ou fonte que se adapte ao que você faz. 

As pessoas adoram os benefícios e, quando pertencem a uma academia com um forte senso de comunidade, são mais propensas a exibir itens de logotipo promovendo a academia. 

Como seu logotipo aparecerá em camisetas, adesivos para carros etc. Escolha algo simples e facilmente reconhecível. O ideal é seu logotipo conter o nome da sua empresa, para que as pessoas que o veem na cidade possam encontrar a academia por conta própria.

Determine sua voz

Depois de saber com quem sua marca estará falando, você poderá fortalecê-la descobrindo sua voz – e mantendo essa voz.

 A voz de uma marca é composta de toda a linguagem aplicada em seus materiais de marketing e promocionais – isso inclui slogans, lemas, campanhas publicitárias e até palavras impressas em letreiros na fachada da academia. 

 Uma voz clara e consistente é um componente essencial para um nicho forte e, por sua vez, uma marca reconhecida e respeitável.

Faça propaganda!

Sua academia pode ser a melhor do mundo, mas ninguém virá se não souberem disso! Crie materiais de comunicação para divulgar suas instalações, sua missão e use a voz, o nome e o logotipo da sua marca para dizer às pessoas o que você é. 

Algumas ótimas maneiras de comercializar sua marca incluem colocar panfletos em estabelecimentos que atendem ao seu nicho de público (por exemplo, em um mercado de alimentos saudáveis ​​ou em uma loja de artigos esportivos, etc.) e principalmente, estar presente na internet.

Crie um site

Seu site representa sua academia. Os clientes em potencial verão seu site frequentemente antes de conhecer  pessoalmente sua academia. 

Isso significa que os sites não são negociáveis ​​e o seu precisa representar sua marca e falar diretamente com seu público-alvo. 

Seu conteúdo deve ser escrito no tom e na voz correta, precisa transmitir sua mensagem de forma clara e direta. Seu design, imagens e texto devem combinar com o seu logotipo e valorizar sua marca.

Uma maneira adicional de aumentar sua presença on-line é através das mídias sociais. Mantenha a presença nas maiores como Facebook, Instagram e Youtube.

Você quer saber como promover a marca da sua academia nas midias sociais? Continua neste artigo, que ainda temos muitas ideias de marketing para compartilhar.

Idéias para Mídias Sociais 

As mídias sociais são poderosos canais de comunicação para academias. Permite atingir um grande público, aumentar o reconhecimento da marca e transformar seguidores em leads importantes. Aqui estão algumas idéias que você pode usar:

Use as palavras-chave

Adicionar palavras-chave à sua fanpage ajudará você a aparecer com mais frequência nos resultados de pesquisa. Inclua frases que seu cliente ideal provavelmente procurará para aumentar sua visibilidade. E direcione sua biografia para as necessidades deles (por exemplo, vídeos de exercícios).

Promova competições

Selecione alguns brindes (com logo da academia) que você pode oferecer como prêmios. Em seguida, promova a competição por canais de mídia social e colete endereços de e-mail de todos os participantes da competição.

Envolva-se nas comunidades online

As idéias de marketing fitness não são apenas sobre promoção, é importante interagir com o público também. 

Portanto, conecte-se com comunidades específicas onde seu público-alvo está. Participe de grupos do Facebook, chats no Twitter ou fóruns on-line e comece a criar relacionamentos e se posicionar como especialista em fitness.

Faça uma pesquisa rápida

Peça opinião aos seguidores e inicie uma conversa. Você pode discutir tópicos relacionados ao condicionamento físico, como as preferências de treinamento, pedir feedback sobre sua academia ou pedir que eles votem na próxima aula. 

Certifique-se de responder aos comentários imediatamente e anunciar os resultados de quaisquer pesquisas.

Promova seu público

As pessoas gostam de compartilhar postagens de mídia social que as tornam boas. Então, ajude-os!

 Promova suas histórias, sucessos e realizações, qualquer coisa que as faça parecer inteligentes, bem-sucedidas, engraçadas ou úteis.

 Publicações sobre pessoas que alcançam conquistas pessoais, vencem desafios ou superam obstáculos, funciona muito bem.

 É muito mais provável que seus seguidores compartilhem esse tipo de conteúdo (principalmente se conhecerem a pessoa a quem se refere).

Além de criar páginas em plataformas como Facebook e Twitter, considere também iniciar um blog para compartilhar artigos úteis e informativos relacionados à missão da sua academia, o que ajudará a associar a imagem da sua marca com autoridade no mercado fitness.

Sua academia está presente nas redes sociais? Seus clientes estão!

Conclusão

Por fim, administrar um negócio fitness é uma ótima maneira de mudar a vida das pessoas para melhor e uma das melhores maneiras de atrair essas pessoas para suas instalações é criar uma marca forte e comercializá-la. 

Se você estabelecer a identidade e a filosofia da sua academia e administrar um excelente negócio para apoiá-la, não terá problemas para atrair novos clientes ou mudar a vida daqueles que já estão lá.

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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