Crescimento Profissional nas Academias
Crescimento Profissional nas Academias
Posted by

Crescimento Profissional nas Academias

Como em qualquer área, o mercado fitness pede um profissional multidisciplinar, que tenha uma visão macro das coisas, o que, para nós, educadores, é uma ferramenta a mais para atuarmos com competência e eficiência.

 “O mundo mudou e as empresas também mudaram cada vez mais rapidamente. Isso requer modificações em produtos e serviços, métodos e processos, equipamentos e tecnologia, estrutura organizacional e cargos e, sobretudo, no comportamento das pessoas.” (Idalberto Chiavenato, GESTÃO DE PESSOAS, Ed. Campus, 2008).

É notório o movimento das academias em relação às mudanças nas características de sua organização. Hoje, essas empresas estão mais profissionalizadas e, algumas delas, tornaram-se grandes corporações. Para isso, tiveram de acompanhar as tendências de mercado, implementando novidades tecnológicas e, principalmente, atendendo às necessidades dos clientes.

Diante disso, nós, profissionais de Educação Física, também devemos acompanhar essa nova necessidade do mercado, pois, com esse crescimento, novas oportunidades surgirão, exigindo que estejamos preparados para elas.

Temos de agregar novos conhecimentos, além daqueles necessários para exercer nossas tarefas como educadores físicos. Nesse novo contexto, cargos técnico-administrativos, gerenciais, de liderança, de marketing etc. estarão à nossa disposição.

Já existem cursos destinados à preparação dos profissionais de educação física nas áreas de capacitação gerencial, coordenação, gestão, especializações em marketing, administração e até MBA’s, oferecidos por instituições altamente gabaritadas no segmento.

O mais interessante em alguns momentos é buscar esse conhecimento fora do nosso mundo, ou seja, em outras áreas, como por exemplo, o profissional interessado em exercer o cargo de liderança ou de gestor pode procurar um curso de especialização na área de Administração, como o MBA em Gestão de Pessoas. Dessa forma, terá a oportunidade de conhecer pessoas de outras profissões e cases de outras empresas, que não sejam do ramo fitness, conseguindo entender que, dependendo do produto oferecido, a estrutura administrativa, o relacionamento e a organização não mudam, mas a troca de experiências é muito importante. Como em qualquer área, o mercado pede um profissional multidisciplinar, que tenha uma visão macro das coisas, o que, para nós, educadores, é uma ferramenta a mais para atuarmos com competência e eficiência quando essa oportunidade surgir, nos tornando profissionais diferenciados.

Mas o crescimento profissional não deve estar ligado somente à promoção de cargo na empresa de fitness. Os líderes e gestores devem estar atentos aos profissionais que se destacam por seu talento,  criatividade e empatia, entre outras características, delegando-lhes responsabilidades, ou outras funções diferenciadas, que os tire da rotina diária, a fim de que esses se sintam reconhecidos, valorizados e partes integrantes do processo de desenvolvimento da empresa. Nem todas as pessoas entendem ou querem crescer profissionalmente por meio da ocupação de novos ou outros cargos dentro da corporação. Para muitos deles, crescimento profissional é estabelecer-se e ser reconhecido como referência positiva dentro da equipe, como aquele professor de ginástica que não tem perfil de líder, mas pode ser um excelente coaching para novos professores e estagiários. Ou um professor de musculação bom tecnicamente, que pode oferecer seu conhecimento em um treinamento técnico para os outros, pois esse é o seu talento. Ou ainda aquele professor especialista em corridas, que pode criar uma equipe para treinar, e se sentirá valorizado, tendo seu trabalho reconhecido pela academia e pelos clientes. Para eles, isso é crescimento profissional.

As empresas devem estar atentas aos talentos, incentivando-lhes e dando-lhes oportunidades e condições para se desenvolverem. Devem incentivar a criatividade, trabalhando a aceitação da mudança, e encorajando novas ideias e maior interação. Devem ainda analisar os erros, definir objetivos claros e dar liberdade para que esses profissionais possam alcançá-los com reconhecimento.

O mercado fitness tem muito a oferecer. Nosso crescimento profissional é ilimitado, desde que nós e as academias acompanhemos o progresso dentro de nossa área e estejamos atentos às mudanças, que são aspectos essenciais à criatividade e à inovação nas empresas nos dias atuais.

Estamos fazendo carreira. Hoje, temos professores consultores, diretores, gerentes, gestores, coordenadores etc. Até há pouco tempo, não imaginávamos que alguns desses cargos poderiam ser ocupados por educadores físicos. Mas, para isso, volto a reforçar, temos de nos manter preparados, motivados, atentos e com disposição de investimento em nossa carreira profissional sempre que possível, pois para continuarmos ativos no mercado de trabalho, precisamos nos superar todos os dias.

“Todo mundo tem uma carreira, quer queira ou não. Isso porque carreira é definida como um padrão de experiências profissionais que se estende por toda a vida de um indivíduo.” (Stephen P. Robbins, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, Ed. Pearson, 2005).

 

Cesar Gomes é formado em Educação Física, especialista em treinamento desportivo e possui MBA em Gestão de Pessoas. prof.cesargomes@gmail.com

Comments

0 Comentários desativados em Crescimento Profissional nas Academias 4400 01 fevereiro, 2013 Cesar Gomes, Coaching e Carreira fevereiro 1, 2013
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook