Dicas de marketing para academias no Instagram
Dicas de marketing para academias no Instagram
Posted by

Dicas de marketing para academias no Instagram

O Instagram é um aplicativo de rede social usado para compartilhar fotos e vídeos curtos. Embora haja espaço para escrever legendas e uma seção de comentários, o Instagram é uma rede social principalmente visual. 

É um dos maiores players do marketing de mídia social e pode ser vital para impulsionar seus negócio fitness. Segundo o relatório Statista, divulgada no site Techtudo em 2020, o Brasil atualmente conta com 72 milhões de usuários na rede social.

Além de sua enorme base de usuários, o Instagram também possui uma plataforma de marketing visual e extremamente direcionada, perfeita para reunir um público fiel e, mais importante, engajado. 

Então … o que isso significa para você, proprietário de academia?

Isso significa que sua academia precisa aparecer no Instagram! 

Muitas empresas estão no instagram,  só estar lá não é o suficiente… sua academia precisa ter uma estratégia de marketing no instagram para se destacar!

Seu objetivo no Instagram deve ser usar suas melhores fotos para conquistar seguidores, se envolver com eles e criar uma comunidade online. 

Seja você um novato em mídia social que não sabe ao certo como começar ou um profissional experiente que procura aumentar sua contagem de seguidores, você está no lugar certo.

Neste artigo, vamos apresentar dicas de marketing do Instagram para academias.

Vamos lá!

Mudar para um perfil comercial

Em 2016, o Instagram introduziu um novo recurso: o perfil de negócios. Isso fornece acesso a outras ferramentas e recursos, como informações do Instagram, informações de contato, anúncios do Instagram, etc.

Conheça alguns diferenciais que o perfil comercial oferece:

Insights do Instagram: Fornece ao administrador todos os dados essenciais sobre sua conta e o desempenho de suas postagens. Permitindo que os usuários vejam qual conteúdo funciona melhor. 

O Insights fornece acesso às suas estatísticas de desempenho semanais – seguidores, impressões, alcance, cliques no site etc.Por fim, oferece dados demográficos abrangentes dos seus seguidores, até detalhes como local e horário em que eles são mais ativos.

Botão de contato: Um elemento indispensável para ter uma conta comercial é o botão de contato que permite que os usuários entrem em contato com você  facilmente. 

Você pode definir o botão para que eles possam enviar um e-mail, ligar para você ou fornecer um mapa com sua localização.

Capacidade de anunciar: O perfil comercial permitirá que você promova suas postagens e faça publicidade na plataforma, oferecendo acesso a meios surpreendentes para aumentar seu alcance e seu envolvimento. 

Preencha seu perfil! 

Vamos começar do começo! O ideal é criar um perfil detalhado para que as pessoas saibam sobre sua academia, uma foto do perfil e um link para o seu site. 

De que outra forma as pessoas vão descobrir sobre a sua academia? O perfil é como um cartão de visita, com as informações que as pessoas precisam para encontrar a sua academia.

Compartilhe o conteúdo certo na hora certa

Nas redes sociais poste imagens e vídeos que contam uma história ou transmita emoções, é importante  variar seu conteúdo para que não seja o mesmo todos os dias. 

Insira citações ou perguntas inspiradoras às suas fotos. Compartilhe vídeos curtos de suas melhores aulas e dicas de exercícios. Compartilhe fotos antes e depois e promoções de eventos.

E agora mais dúvidas, o que postar? Quantas vezes? Qual melhor horário?

Continua comigo nesse artigo que vou te explicar tudo!

Com que frequência  postar?

Não poste mais de uma foto por dia. Embora você veja usuários postando fotos muitas vezes por dia, a realidade de ser uma conta negócio é que seus seguidores consideram várias postagens por dia suas como spam. 

Obviamente, existem algumas exceções a essa regra (vários vencedores do concurso que você deseja destacar ou últimas notícias que você precisa compartilhar), mas na maioria das vezes você deve tentar manter a frequência de postagens em uma imagem por dia.

Qual horário postar?

A maioria dos usuários do Instagram vê apenas as fotos postadas mais recentemente em seus feeds. Portanto, sua academia deve publicar estrategicamente em horários que maximizem as visualizações. 

Programe suas fotos para serem exibidas no início do dia (passageiros da manhã), meio-dia (hora do almoço) ou por volta das 18h para quando seus seguidores estiverem saindo do trabalho.

Publique fotos de alta qualidade 

Se você escolher apenas um item deste artigo, escolha esse. Se o seu feed é apenas uma mistura de fotos, capturas de tela e citações borradas, não parecerá esteticamente agradável para alguém que está visualizando seu feed. 

Quanto mais belas as suas fotos forem, mais as pessoas vão querer segui-lo.

Entregue valor aos seus seguidores

Você sabe que tipo de conteúdo eles gostariam de ver? Comece pesquisando, que tipo de conteúdo seus concorrentes estão publicando? Quais postagens recebem mais curtidas ou comentários? 

Comece a sentir o mercado e o que as pessoas querem dele. Experimente vários tópicos / idéias, veja o que obtém mais cliques e ajuste sua estratégia de postagem de acordo.

Forneça aos seus clientes algum valor, belas fotos são maravilhosas, mensagens inspiradoras são cativantes, mas elas informam aos usuários o valor real do seu produto? Os consumidores saberão quem você é ou o que você tem a oferecer?

E meus clientes? Como envolver eles nos projetos de presença digital? 

Não é tão difícil, leia até o final este artigo e tire suas dúvidas! 

Como envolver meus clientes?

Tire fotos deles! Uma das melhores maneiras de envolver seus membros com você no Instagram é destacá-los em uma foto. 

Peça permissão e nome de usuário a eles primeiro e, em seguida, você pode marcar seus membros nas fotos do Instagram em que aparecem. 

Eles serão notificados e, com sorte, compartilharão sua foto com a família e os amigos. 

Você também pode realizar concursos de fotos em que seus membros podem enviar suas próprias fotos, trabalhando ou desfrutando do sua academia.

Aposte nas  fotos antes e depois 

As fotos antes e depois são a melhor forma de marketing. Eles são a prova de que os clientes que você treina estão realmente vendo progresso com seu treinamento pessoal. 

Não se esqueça: Sempre obtenha permissão do seu cliente antes de publicar as fotos, vale lembrar também,  que menores de idade precisam de autorização dos pais e/ou responsáveis.

Use o novo recurso de apresentação de slides / carrossel para exibir suas fotos Antes e Depois, para que seu público passe pelas fotos para ter mais envolvimento. Você pode até incluir uma citação ou depoimento em um dos slides.

Escolha suas hashtags

O Instagram é um espaço fantástico para gravar sua jornada de fitness, obter dicas, sugestões e obter inspiração. 

Para tirar o máximo proveito disso, você DEVE USAR HASHTAGS! Isso se aplica a postagens e stories.

Em vez de palavras-chave, o Instagram usa hashtags. Se você deseja que suas postagens apareçam na pesquisa do Instagram, use as hashtags relevantes. 

É uma maneira rápida de aumentar sua visibilidade e alcançar novos clientes. 

É importante usar as hashtags corretas para sua marca. O Instagram lançou recentemente um novo recurso que permite aos usuários seguir hashtags, então faça uso disso!

Você pode usar até 30 hashtags em cada postagem, aproveitar ao máximo esse número e pesquisar as hashtags relevantes para sua marca. O uso de várias hashtags permitirá alcançar novos clientes dentro do seu público-alvo.

 Pesquise por tags de tendências no setor de fitness, verifique as hashtags dos concorrentes e pense no que você está tentando promover. Quais palavras-chave as pessoas usariam para encontrar você?

E o Instagram Stories, como usar? 

O Instagram Stories permite que os usuários publiquem vídeos e imagens que duram uma janela de 24 horas. 

O Instagram colocou as histórias de maneira inteligente no topo do feed do Instagram, dando às empresas a chance de colocar sua marca imediatamente na frente dos seguidores. 

Os Stories são uma maneira fantástica de criar envolvimento. Existem inúmeras opções com stories como marcação de localização geográfica, hashtags, pesquisas, gifs, adesivos e muito mais, o que permite às empresas aumentar organicamente seus seguidores e simplificar o engajamento da marca.

Se seus seguidores se envolverem regularmente com as fotos em seu feed, seu stories aparecerá no início. 

Destaque os principais serviços da sua academia, mostre aos clientes a rotina da academia, o alcance de metas dos clientes, e não se esqueça de divulgar os diferenciais de sua academia, fixando seus stories favoritos em seu perfil. 

O Instagram Stories permite que as marcas se exibam sob uma luz mais emocionante e divertida. Isso também facilita a humanização da sua marca.

Conclusão 

O Instagram é uma parte essencial da sua estratégia de marketing na internet, independentemente de você ser uma pequena academia ou faz parte de uma grande rede de academias. 

É uma ferramenta gratuita para a entrada de seus clientes e seguidores. Se sua conta for pública, qualquer pessoa poderá segui-lo com apenas um clique de um botão. 

Além disso, existem inúmeras maneiras de aumentar organicamente, mas rapidamente, sua base de seguidores e até obter novos leads.

O boca a boca costumava ser uma tática suficiente para a aquisição de novos membros. Infelizmente, em mercados mais competitivos, pode não ser mais o suficiente. 

O Instagram é uma plataforma extremamente econômica, que permitirá não apenas conquistar novos membros, mas também manter os membros existentes envolvidos.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, incluindo a área de marketing, e com isso promover melhor  sua academia, conheça nossa plataforma. 

São mais de 25 cursos 100% focados para proprietários e gestores de academias. Todos os cursos têm o objetivo de capacitar você e sua equipe para vender mais e melhor.


Comments

0 Comentários desativados em Dicas de marketing para academias no Instagram 9881 06 março, 2020 Marketing e Vendas março 6, 2020
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook