Algumas orientações aos Líderes para ajudá-los a cumprir a sua missão e alcançar o sucesso.
- Sugestões, opiniões e colaborações de sua equipe devem ser elogiadas pela iniciativa,agradeça sempre e depois analisem em conjunto.
- As pessoas devem ser orientadas, capacitadas e terem a oportunidade de melhorar, caso não ocorra dentro de um prazo determinado entre ambos, deve ser desligada.
- Os processos precisam ser analisados e aprimorados para que as pessoas exerçam sua função com excelência.
- Oriente as pessoas. Corrija os processos.
- Verifique seus processos e os corrija, rapidamente, caso ocorram erros sistemáticos.
- O Líder deve analisar processos e orientar pessoas.
- As pessoas tem o direito de saber como estão se saindo em seu trabalho e para isso existem as avaliações e os feedbacks que devem ser constantes, no mínimo uma vez por semana.
- Analise e observe o comportamento e não a pessoa.
- Empresas sensíveis são compostas de pessoas que se melindram por qualquer coisa e isso compromete a produtividade e a lucratividade , pois, em vez de focar no cliente ficam atrás dos culpados.
- O Líder deve tirar as pessoas da ZONA DE CONFORTO.
- Ao receber uma orientação ou feedback, agradeça.Não justifique, não negue, não duvide. Reflita, corrija e tenha foco na solução.
- Ao julgar você se baseia nos seus próprios princípios e o que você faria se estivesse no lugar dessa pessoa. AS pessoas são diferentes e a maneira de agirem, também.NÃO COMPARE.As situações são únicas.
- Não leve tudo para o lado pessoal.
- Escute todos os envolvidos.
- Não tome decisões precipitadas.Analise.
- O autoconhecimento é necessário para ser um Líder.
- Se estiver com problemas de autoestima deve procurar ajuda profissional.Problemas de autoestima são fáceis de diagnosticar:alteração constante de humor;necessidade forte de autoafirmação beirando o exibicionismo;prazer em coagir pessoas e ameaçar;arrogância;insatisfação constante;foco no problema;busca sempre quem são os culpados;irritabilidade exagerada;ego inflado;precipitação nas decisões sem qualquer análise;autosabotagem; recrimina e despreza opiniões diferentes da sua;persegue os talentos de sua equipe.
- Administre o ego, o orgulho e a arrogância da certeza.Pratique a humildade.Coloque-se no lugar do outro.
- Em todo problema existe uma oportunidade de aprendizagem.
- Não julgue as pessoas baseado em você mesmo.
- De cabeça quente , melhor sair de cena.
- Não grite. Respeite as pessoas.
- Pratique a ética. Ética que significa: o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e cujo estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo – indivíduo e indivíduo – sociedade
- Atribuir o crédito à pessoa que trouxe o projeto, ou teve a idéia.
- Elogiar no momento oportuno.
- Estar presente e acompanhar o dia a dia da sua equipe.
- Esteja aberto às mudanças. Administre as suas resistências.
- Liderar é servir e não, obter favores pessoais.
- Quando necessário, faça perguntas para esclarecer e não, um interrogatório.
- Seja educado e gentil com as pessoas e duro com os resultados.
- Se lhe trouxerem problemas, faça-os pensar nas soluções. Eduque a sua equipe. Ensine a pescar. Descentralize.
- As pessoas certas irão lhe seguir. Não arraste ou empurre as “erradas”.
- O seu sucesso é o sucesso da sua equipe.
- Não desista, esta é a sua missão. Orientar pessoas.
- Vibre e comemore sempre.
Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003. marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br